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Você sabe qual a importância de um planejamento bem elaborado e com estratégias viáveis para o crescimento do seu negócio?

Muitas empresas se auto prejudicam sem um planejamento, ou seja, sem saber aonde quer chegar e sem elaborar um plano isto.

Já ouviu aquele ditado popular: “Se você não sabe para onde vai qualquer caminho é o certo?” É o mesmo que ocorre quando não há uma meta ou um objetivo específico.

Agora que você já sabe o essencial para elaborar um planejamento para sua empresa, veja as questões essenciais que deve levar em consideração. 

  1. Onde sua está atualmente? Qual é o cenário da sua companhia no mercado?
  2. Onde quer chegar? Qual é o objetivo em determinado período de tempo (em um mês, um ano, três anos etc.)?
  3. Como pretende chegar? Quais recursos serão necessários e ações para alcançar as metas traçadas?

Tendo estas questões respondidas é só colocar a mão na massa!

Pequenas e médias empresas precisam de um planejamento?

Se você possui um pequeno negócio e almeja expandi-lo a resposta é sim, a sua empresa precisa de um planejamento estratégico.

Você sabe qual é a importância de um planejamento para uma pequena ou grande empresa? E os riscos que uma empresa pode ter por não planejar as ações?

As pequenas empresas ainda estão em fase de desenvolvimento e, por isso, ter um bom planejamento deve ser um dos focos primordiais para o crescimento de um negócio.

Planejamento é uma palavra que significa o ato ou efeito de planejar, criar um plano para otimizar o alcance de um determinado objetivo.

Dificilmente, pequenas empresas elaboram um bom planejamento com o foco em crescimento em longo prazo, dificultando ainda mais o processo para a expansão do negócio.

Isso ocorre por inúmeros fatores, incluindo o fato de que muitas empresas não gostam de investir em mão de obra qualificada e muito menos em uma equipe especializada em marketing.

Em muitos casos, há empresas que trabalham com poucos funcionários, o que pode se auto prejudicar, já que o foco neste caso fica todo para o operacional e esquece o planejamento.

A grande consideração é que muitas empresas querem crescer, mas não possuem uma estratégia para isso ou não planejaram o seu crescimento.

O que levar em consideração ao montar um planejamento eficiente?

Pensar em um planejamento estratégico eficiente pode tomar certo tempo, pois há fatores necessários a serem levados em consideração para a eficiência da estratégia.

Para começar é necessário entender que há três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional.

  • Planejamento estratégico:

É o primordial, ele é o começo de tudo. Por meio do planejamento estratégico sabem-se os detalhes do patamar da empresa e define aonde quer chegar.

É a visão do futuro da organização, que se estrutura nos fatores ambientais externos, e nos fatores internos, onde definimos os valores, visões e missão da organização.

  • Planejamento tático:

Neste ponto são criadas ações táticas, onde é definido como será executada cada projeto.

 Podemos dizer que o planeamento tático traduz e interpreta o plano estratégico para transformá-lo em planos concretos, onde irá desenvolver ações de marketing, produção, pessoal e definir os detalhes da operação.

  • Planejamento operacional:

Como o próprio diz é a mão na massa, mas sempre levando em consideração os objetivos, acompanhando cada etapa do processo e analisando se tudo está em conformidade com o planejamento estratégico.

 Agora que você já sabe o necessário para elaborar um bom planejamento para o crescimento do seu negócio, confira abaixo algumas informações que deve ficar de olho:

Análise de mercado

  • Estudo do público-alvo (quem é, sexo, idade, renda e etc.)
  • Análise dos concorrentes (como eles vendem, público, preço, localização, o que faz eles se tornar atraente para o público e etc.)
  • Pesquisa de fornecedores (quais os melhores, preço mais acessível, entregam no prazo e etc.)

Estes fatores são determinantes para facilitar o crescimento da empresa, saber quem é o seu público e como elaborar uma comunicação direta e eficiente faz parte do planejamento tático.

É importante ressaltar que para o crescimento de um negócio investir em marketing digital e em anúncios que atinjam diretamente o público da marca, inclusive aquelas pessoas que já tiveram contato com a empresa alguma vez mesmo sem ter efetuado uma compra é o fator determinante.

Há um ditado que prevalece neste caso: “Quem não é visto não é lembrado!”

Portanto, investir em anúncios no Google, ferramenta que possui o maior o número de pesquisas diariamente, é uma estratégia extremamente eficiente para atrair o seu potencial consumidor no momento em que ele procura por seu produto ou empresa.

Além disso, outra maneira eficiente de atrair o lead para o seu site é por meio das redes sociais, outra ferramenta eficiente que visa o relacionamento com o seu cliente.

Para elaborar ações com o marketing digital também é necessário um bom planejamento, definir as metas a serem alcançadas e quais caminhos serão seguidos.

O ideal a ser feito é procurar uma empresa especialista em marketing digital e juntos elaborar um plano de ação para o crescimento da empresa.

Como foi mencionado anteriormente, muitas empresas pecam por não terceirizar este trabalho e permitir que um funcionário cuide do “marketing” da empresa e muitas vezes sem saber o que está fazendo.

 Sem contar aquelas empresas que preferem não investir em campanhas digitais e perdem a oportunidade de crescer com ações eficientes.

Em qual estágio do planejamento estratégico a sua empresa está? Chegou a hora de pensar em ações eficientes com o marketing digital? Entre em contato conosco!

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