fbpx

Que o marketing digital não para de crescer todo mundo já sabe e em cada avanço tecnológico e as constantes mudanças no comportamento de consumo, as estratégias de comunicação precisam ser atualizadas, quem não acompanhar o avanço pode ficar para trás.

Confira agora 7 dicas de tendências de marketing para 2019 e comece o ano com tudo!

1 – Chatbots

Os chatbots já estão presentes em diversas páginas no Facebook e em alguns sites de empresas. Eles são utilizados para automatizar o atendimento online. Ou seja, com ele é possível fazer um pré-atendimento e responder algumas dúvidas, até mesmo fazer pedidos/compras.

2 – Realidade aumentada

Essa modalidade também não é nova no mercado, mas vem crescendo cada dia mais. Com esta funcionalidade é possível criar experiências únicas pra o consumidor, como por exemplo, experimentar roupas ou saber como ficará um ambiente mobiliado, entre outras alternativas.

3 – Marketing de Influência

O marketing de influência vem crescendo a cada dia mais, por isso, é comum vermos inúmeros influenciadores ganhando destaque por ai. Mas, é preciso ter cautela com este tipo de marketing, pois ter alguém para divulgar os seus produtos ou serviços apenas pelo dinheiro pode não ser a maneira ideal, isso porque, se o seu produto não for da maneira que a personalidade o descreveu o seu cliente poderá perceber e essa tática pegará mal para a sua empresa. Portanto, opte por parcerias e também por pessoas que podem influenciar o seu público-alvo de maneira natural, sem muito merchandising.

4 – Big Data

O Big Data ou Data Science são termos para a ciência por traz dos dados, ou seja, a análise de informações que podem ajudar a obter insights para melhorar os resultados do seu negócio. Ou seja, são as tomadas de decisão estrategicamente feitas através dos dados analisados.

5 – PodCast

Uma das técnicas que facilitam o dia a dia são os Podcast (conteúdos em áudio). A maioria das pessoas estão em constante correria e possuem pouco tempo para a leitura, por isso, os áudios vêm ganhando mais destaque. É possível escutá-los no carro enquanto dirige, no ônibus até mesmo em academias, entre outros lugares. Além dos conteúdos em áudio, outro aumento são nas pesquisas por voz,  de acordo com a  ComScore, a estimativa é que até 2020 metade de todas as consultas de pesquisa sejam baseadas em voz.

6 – Vídeos

Assim como foi um sucesso em 2018 esta funcionalidade promete mais alavancar mais ainda em 2019, isso porque o consumo em vídeo é maior do que os demais conteúdos. O YouTube, por exemplo, alcançou mais de 1,9 bilhões de usuários conectados , de acordo com o Canal Tech. Nesta rede há todo o tipo e conteúdo, seja educativo, brincadeiras, músicas, séries, entretenimentos, enfim, há uma grande quantidade de conteúdos por lá e a tendência é crescer mais ainda. Além do Youtube, os conteúdos em vídeo nas redes sociais possuem maior visibilidade, ou seja, são mais vistos.

7 – Momentos

Utilizar os micro momentos deixa a sua empresa mais próxima do consumidor, por isso, o ideal é ficar atento em tudo o que acontece no mundo e utilizar como estratégia para a interação com o seu público. Essa dica também vem crescendo bastante, são os famosos “memes”, o correto é utilizá-los enquanto fazem sucesso e não perder o time da brincadeira.

Essas foram as dicas de tendências de marketing para 2019. E ai, já começou o seu planejamento para o próximo ano? Se ainda não, entre em contato conosco!

Fale com a Compor

4 + 11 =