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SEO Estratégico

A Otimização de Sites (SEO) é um conjunto de técnicas e ferramentas aplicadas que visam posicionar um site nas primeiras colocações de um mecanismo de busca, como o Google, Bing ou Yahoo.

Para esses buscadores é importante entregar aos seus usuários resultados precisos e de qualidade, por esta razão, alguns fatores são considerados e tem pesos significativos, como a relevância do site e sua autoridade, a qualidade do conteúdo, a arquitetura do site e sua semântica, são alguns exemplos de variáveis que implicam diretamente no posicionamento de seu site nos resultados de uma busca.

O Objetivo principal do SEO é tornar o site “encontrável” para os usuários que tem real interesse em seu conteúdo. Por meio desta encontrabilidade segmentada é possível alavancar significativamente o volume de negócios gerados através de um fluxo orgânico de usuários, o que reduz expressivamente o custo com campanhas pagas.

Investir em SEO estratégico é investir em inteligência ao invés de investir apenas em mídias e anúncios. Pense bem, quanto mais fluxo orgânico de usuários qualificados seu site obtiver menor a necessidade de investir em fluxo pago de usuários, certo? Com isso podemos afirmar que investir em SEO proporciona uma real economia a médio e longo prazo.

SEO On page

Um bom site começa com uma arquitetura bem feita, códigos bem escritos e conteúdo bem organizado. Buscadores como o Google tendem cada vez mais a favorecer sites com conteúdos bem planejados e elaborados de maneira estratégica, facilitando sua indexação. Analisando a qualidade do site como um todo, não apenas a página destino, como fazia há algum tempo.

Para quem não está envolvido com este meio pode parecer assustador dizer que o Google é capaz de entender a disposição de links, imagens, vídeos e analisar a experiência de seus usuários em seu site, mas na verdade isso é benéfico para nós, já que deste modo ele consegue nos entregar conteúdos cada vez mais relevantes para nossas pesquisas. Com isso em mente, ao desenvolver um site precisamos considerar diversos fatores de métricas e semântica que são vistos com bons olhos pelo Google e tornam o site mais agradável para o usuário.

A velocidade do site principalmente em dispositivos móveis tem sido um fator que o Google tem considerado muito, e quanto mais leve e rápido for seu site melhor posicionado ele pode ficar nos resultados de uma busca. Dentro de uma estratégia de SEO de sucesso, também consideramos o layout do site como um fator de decisão, isto é, ao entrar em seu site o usuário definirá em poucos segundo se deseja continuar ali ou não, um layout organizado e bem estruturado reflete diretamente nesta decisão.

Fatores On page de SEO

  • Programação otimizada
  • Utilização adequada de tags
  • Conteúdo de qualidade
  • Diversidade de Conteúdo
  • Qualidade do site como um todo



SEO não é eventual

Não acredite em quem te disser que irá fazer um SEO em seu site e que isso irá te levar as primeiras posições do Google. Primeiramente, nem através do Adwords, independente de quanto investimento você fizer o Google garante que você irá conquistar a primeira posição nos resultados de uma pesquisa.

Outra questão é que uma vez que seu site e conteúdo for otimizado é necessário constantes análises e ajustes para que ele permaneça otimizado e relevante para os buscadores, principalmente para os usuários. Então dizer que irá fazer SEO apenas uma vez é um erro, já que falamos que é um trabalho constante de melhorias visando resultados.

Um novo ponto para pensar em relação ao SEO é em relação aos seus concorrentes, eles também estão buscando otimizar seus sites, será que se você parar de melhorar seu site e conteúdo ele irá parar também? Ou será que ele irá continuar trabalhando para alcançar melhores resultados?

Enfim, é preciso entender que o SEO é um serviço constante de melhorias e otimizações que visam buscar cada vez mais resultados expressivos e conversões reais através de um fluxo orgânico de usuários qualificados.

social ads

Social Ads

As redes sociais tem se mostrado ao longo dos últimos anos uma excelente ferramenta de marketing, além de ser altamente mensuráveis permite a interação do consumidor com sua marca de maneira dinâmica e pratica.

O anunciante pode controlar toda a construção de seu anúncio, como títulos, imagens, público desejado, verba utilizada e local onde o anúncio será exibido.

Através destes controles você pode, por exemplo, definir a geolocalização de seu público desejado e ainda filtrar pelos interesses destes usuários.

Formato de Anúncios

As redes sociais permitem, (seguindo as regras e características de cada uma em especifico), diversos formatos de anúncios, confira os principais:

  • Feed
  • Stories
  • Videos
  • Por que Anunciar em redes sociais?

    Segundo a companhia ComScore o brasileiros gasta em média 1h e 22 minutos em redes sociais.

    Se seu consumidor usa deste recurso para consumir conteúdo e se entreter seu negócio também deve estar presente nestas plataformas.

  • Como conquistar resultados com anúncios em redes sociais?

    É preciso entender a maneira como sue público e como ele gosta de consumir conteúdo, de modo geral focar suas publicações em conteúdos informativos e divertidos e eventualmente realizar anúncios vem se mostrados a maneira mais eficiente de se trabalhar estas ferramentas.

inbound marketing

Inbound Marketing

Já imaginou atrair mais clientes realmente interessados em seu produto, e com isso aumentar significativamente seu faturamento? É exatamente isso o que as estratégias de Inbound marketing permitem aos negócios que a adotam.

O conceito de Inbound Marketing surgiu oficialmente nos Estados Unidos e começou a se popularizar a partir de meados de 2009, após o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah.

Em uma tradução livre o Inbound marketing pode ser definido como marketing de atração, isto é, através principalmente de disseminação de conteúdo o cliente potencial é atraído para seu negócio de maneira orgânica.

O grande diferencial do Inbound marketing é o trabalho de relacionamento entre empresa e possíveis clientes, por meio de conteúdos personalizados e autorais, nutrindo-os com informações e assim conquistando a confiança das pessoas, para que no momento certo você possa oferecer seus produtos.

“Inbound Marketing serve para minha empresa?“

O Inbound marketing pode ser adotado por qualquer tipo de negócio, desde que seja aplicado de maneira correta dentro de uma estratégia bem formulada.

Existem casos de sucesso com Inbound Marketing em diversos segmentos como hotéis, mecânicas, prestadores de serviço, consultorias e muitos outros. Evidenciando que não há um segmento específico para a aplicação do Inbound como estratégia de marketing e sim um trabalho estratégico minucioso em cada etapa do processo.

Vantagens do Inbound Marketing

  • Diminuir o custo de aquisição de seus clientes;
  • Atrair clientes em potencial;
  • Aumentar a visibilidade de seu negócio;
  • Otimizar o processo de vendas;
  • Criar vínculo com seu público;



Atração de clientes

Como o objetivo do Inbound marketing é gerar leads o site precisa ter primeiramente visitantes, afinal sem visitantes não há leads, e sem leads não haverá vendas! Através de conteúdos “iscas” em blogs, mídias sociais e buscadores, nós atraímos as pessoas para dentro de um site ou uma landing page específica.

Este conteúdo precisa ser estrategicamente pensado, para que ele consiga atrair pessoas qualificadas para seu negócio, isto é, pessoas certas que realmente tem interesse em seus produtos. Essas “pessoas certas”, também chamadas de Buyer personas são perfis criados através da definição de consumidores ideais para seu negócio e seus produtos. Existem algumas ferramentas que podem e devem ser utilizadas para atrair essas pessoas, as principais são:

Blogs: O Inbound marketing começa com um blog. Esta poderosa ferramenta é a melhor maneira de atrair pessoas qualificadas para seu negócio, é importante entender que o objetivo deste blog é ser educativo e não um canal de vendas, ok?

SEO Estratégico: Seus consumidores começam sua jornada buscando conteúdo através de buscadores, certo? Então fica claro que antes de tudo você precisa ser encontrado, o SEO estratégico vai te ajudar a ser encontrado por estas pessoas.

E-Books: Os E-Books são uma ótima ferramenta para atrair pessoas para suas landing pages e também já convertê-las imediatamente, você precisa apenas desenvolver um conteúdo de qualidade para entregar para seus consumidores.

Conversão

Uma vez que você atraiu usuários para seu site, o próximo passo é convertê-los em leads, isto é, conquistar as informações de contato dele para que você possa dar início a um trabalho de relacionamento com este possível consumidor.

O que você precisa compreender é que o e-mail é uma moeda valiosa dentro da estratégia de Inbound marketing, por esta razão utilizamos a palavra conquistar, pois ninguém irá entrar em seu site e cadastrar o e-mail gratuitamente.

Para conquistar um lead é preciso oferecer algo em troca, que tenha para ele o mesmo valor de seus dados, como por exemplo: E-Books, informativos, conteúdos exclusivos ou algo que seja significativo para seu usuário. Você pode utilizar algumas ferramentas e recursos para facilitar a criação de sua lista como, por exemplo:

Call to actions (CTA ou Chamadas para ação): São botões que encorajam e estimulam seus usuários a realizarem alguma ação, como baixar um e-book ou inscrever-se em um webinar por exemplo.

Formulários enxutos: Criar formulários enxutos que facilitem o cadastro é um fator decisivo para o sucesso de uma campanha de conversão de leads, pense bem, ninguém gosta muito de ficar preenchendo dados, então procure ser sucinto em seus formulários.

Fechamento

Se você chegou até esta etapa significa que você conseguiu atrair possíveis consumidores através de seu conteúdo e que também conseguiu convertê-los em leads, certo? A grande questão é que apenas leads, curtidas em página e seguidores não são suficientes para um negócio, é preciso transformar estes leads em consumidores reais de seus produtos, na etapa de fechamento do Inbound marketing é que iremos começar este processo.

O grande diferencial de aplicar uma estratégia bem estruturada de Inbound marketing é conseguir resultados realmente significativos, para isso existem algumas ferramentas que podem auxiliar o processo de fechamento.

CRM: (Customer Relationship Management, ou Central de Relacionamento do Cliente) através de CRMs você pode manter registros detalhados de todos os seus contatos e gerir campanhas especificas para cada perfil no momento certo.

Relatórios de Marketing Fechado: (Closed-Loop Reporting) – Através deste tipo de relatório você será capaz de analisar resultados e se certificar que sua equipe de vendas está conseguindo converter seus leads em consumidores.

E-mails: Não é apenas por que alguém se cadastrou em uma de suas páginas ou baixou um de seus conteúdos significa que esta pessoa esteja pronta para se tornar um consumidor, através de uma série de e-mails bem orquestrada é possível determinar o exato momento para se ofertar um produto, assim maximizando as chances de sucesso. (entenda mais sobre e-mail marketing)

Fidelização

O Inbound marketing tem como objetivo atrair consumidores através de conteúdos de qualidade, porém não é apenas porque um lead já se tornou um consumidor e efetuou uma compra que você pode esquecê-lo. Nesta etapa de fidelização de seu lead é importante continuar buscando meios de engajá-lo cada vez mais para que este consumidor se torne um promotor de seus produtos.

Sempre tenha em mente que é muito mais fácil manter um relacionamento com um cliente que já comprou seu produto e que conhece sua marca do que começar um novo processo de captação, sem mencionar o fato de que cliente feliz é uma vitrine para seu negócio. Existem algumas ferramentas que podem te auxiliar nesta fase de fidelização, como:

Pesquisas regulares: A melhor maneira de entender seu público e saber o que seus consumidores desejam é perguntando a eles, deste modo você terá certeza do que eles realmente querem.

Call to actions inteligentes: Utilizar esta ferramenta permite oferecer ofertas diferentes para cada consumidor baseando-se em seu perfil e também na etapa em que eles se encontram em sua jornada de comprador.

Conteúdos Personalizados: Ofereça para seus consumidores textos especificamente voltados para seus desejos e desafios, ajude-os a alcançar seus objetivos e aproveite para introduzi-los a novos produtos.

Monitoramento social: Relacione-se com seus consumidores através das mídias sociais, promova interações e responda seus comentários, afinal, ninguém gosta de falar sozinho não é verdade?

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Desenvolvimento de Sites

Sites são as vitrines online, sem ele você não tem visibilidade no mercado digital! É importante entender que o site funciona como um centralizador de informações sobre seu negócio.

É dentro dele que seus clientes irão se informar de maneira rápida sobre seus serviços, produtos, meios de contato e localização.

O site é considerado uma extensão online de uma empresa e um dos primeiros canais de pesquisa sobre produtos e serviços antes de efetuar uma compra. Por isso é importante que ele seja bonito e funcional.

É importante destacar que para o seu site aparecer nas primeiras páginas do mecanismo de busca, como o Google, é preciso ser otimizado, ter um bom SEO e conteúdo que realmente importam ao público.

Ter um site é a melhor maneira de fazer um possível cliente encontrar a sua empresa.

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Identidade Visual

A identidade visual é um conjunto de elementos gráficos que representam uma marca e/ou produtos. Ela é o item principal ao pensar em destacar um negócio e implementar estratégias que visam aumentar a credibilidade e visibilidade de uma marca.

De modo geral, a Identidade Visual é composta por um conjunto de elementos que representa algo, como por exemplo, uma empresa, um produto, um serviço, etc. Esse conjunto de elementos pode variar de acordo com cada projeto, mas é comum encontrar elementos como paleta de cores, tipografia, padrões, texturas, mascotes, ícones, entre outros, elemento que compõe transmite a ideia que a empresa quer passar.

Qual a importância da Identidade Visual?

Você consegue imaginar grandes empresas sem uma identidade visual? Como a Coca-Cola, McDonald’s e até a Mastercard?

Só de ler os nomes destas empresas a logotipo e a representatividade das empresas já passaram pela sua cabeça. É exatamente esta a importância da identidade visual.

A identidade visual leva ao reconhecimento e valor de uma marca: quanto maior é a presença dos elementos na vida de alguém, maior será a sensação de proximidade e até mesmo necessidade em relação aos produtos ou serviços oferecidos.

É importante ressaltar que a identidade visual não é apenas a logo de uma empresa, mas um conjunto de elementos que representam a companhia.

Apresentação Institucional

Uma apresentação agradável visualmente, sólida e eficaz faz toda a diferença para fechar um negócio e construir parcerias.

Como fazemos isso?

Com um planejamento do conteúdo a ser mostrado e um layout criativo, ideal para atrair atenção do público-alvo e encantá-los com a apresentação de um documento atraente, que visa mostrar os objetivos, qualidades e expertise da empresa.

Benefícios de uma apresentação institucional:

A primeira impressão a que fica, isso é realmente faz diferença na hora de fechar um negócio. Se o representante de uma marca não tem tempo para preparar uma boa apresentação e mostra algo sem representatividade ou elegância aos futuros parceiros, pode acreditar que esta parceria já esta comprometida.

Uma apresentação perfeita deve ser agradável ao olhar e levar informações importantes de uma forma mais intuitiva ao leitor.

Não se trata só de como as palavras são utilizadas, mas também da forma com que elas são abordadas na apresentação institucional.