fbpx

Minha empresa precisa de um CRM?

CRM significa “Customer Relationship Management”, em tradução, Gestão de Relacionamento com os Clientes. De modo geral, é uma forma de facilitar o contato do prospect, lead ou cliente com a empresa, permitindo a melhor comunicação entre as partes e até mesmo antecipar as necessidades do consumidor.

Continue a leitura e saiba o porquê a sua empresa precisa implementar um CRM para aumentar as vendas.

CRM, ou gestão de relacionamentos com o cliente, refere-se ao software que permite que as empresas acompanhem todas as interações com clientes atuais e futuros.

Alguns CRMs mais conhecidos facilitam muito a equipe de vendas e marketing. Os mais elaborados possuem recursos para armazenar nomes, e-mails, telefones dos prospects e futuros clientes.

Há também os softwares que encaminham os leads para as equipes de vendas, registram o contato e armazenam as informações. Neste caso, é possível saber em qual estágio do funil de vendas o lead se encontra, facilitando a abordagem e o contato com ele. 

Como funciona o CRM?

O software pode operar de duas maneiras: instalar o programa no computador ou utilizá-lo na nuvem, a ultima opção é uma das mais viáveis, principalmente para empresas com alto volume de clientes, prospects e leads.

Independentemente dos recursos implantados, a meta da implantação de um CRM é criar um sistema que sua empresa (mais frequentemente as equipes de vendas e marketing) possa usar para interagir com mais eficácia e eficiência com prospects e clientes.

Minha empresa precisa de um CRM?

Não importa o tamanho da sua empresa, ela precisa de um sistema que armazene e organize todas as informações necessárias para a comunicação com o seu cliente.

Isso porque muitas vezes acaba se tornando um “empecilho” toda vez que o seu cliente precisar resolver algo e ter que passar todas as informações novamente, o atendente fica sem saber quais problemas ou o que seu cliente já solicitou à a empresa e o tempo acaba sendo maior do que o necessário.

Sem contar a mensuração dos leads e prospects, não há como a equipe de marketing saber quem é e qual parte da jornada de compras ele está, dificultando o contato entre o possível cliente e o vendedor. Por isso, independente do tamanho da sua empresa ela precisa de um CRM qualificado para atender a sua demanda.

Quais as vantagens do CRM?

1 – Todas as informações em um só lugar;

Com um CRM é possível ter todos os dados centralizados e organizados em um só lugar, de modo que todos na empresa consigam acessar as informações de que precisam a partir da plataforma.

2 – Organiza o processo comercial;

Com o CRM, é possível organizar o processo de vendas e acompanhar o funil em tempo real, o que possibilita uma visão clara de cada uma das etapas da negociação e facilita o contato da sua empresa com o lead, o que permite saber onde direcionar os esforços e fechar mais vendas.

3 – Vender mais e melhor;

Com todas as informações em mãos fica mais fácil entender as necessidades do seu cliente e assim, você pode gerenciar a sua comunicação com ele de maneira personalizada. As ferramentas costumam integrar com e-mail, calendário e softwares de automação de marketing, de forma que o vendedor não precisa desperdiçar tempo alternando entre uma e outra ferramenta.

4 – Fortalecimento da marca;

O CRM proporciona, de forma indireta, o fortalecimento das marcas. Isso porque, por meio do acompanhamento da trajetória dos consumidores, é possível detectar e resolver problemas que estejam ocorrendo com precisão e rapidez.

Como escolher o melhor software para minha empresa?

Agora que você já sabe os benefícios de um CRM e se convenceu de que ele é uma boa opção para melhorar a performance da sua empresa, deve estar se perguntando como escolher o melhor, correto?

Bom, para escolher a melhor ferramenta para a sua empresa você precisa analisar quais as suas maiores dificuldades neste momento, quais os ganhos e qual o seu planejamento a médio e longo prazo. Além disso, você precisa saber:

  1. Qual a sua demanda de clientes hoje?
  2. Quantos clientes a sua empresa gostaria de ter em um ano?
  3. Como funciona a sua interação com seu lead e prospect?

Na hora de escolher o melhor CRM para a sua empresa avalie também as seguintes informações:

  • Custo x benefício;
  • Facilidade de customização;
  • Armazenamento em nuvem;
  • Canais de suporte;
  • Capacidade de importar dados de planilhas e outras ferramentas;
  • Monitoramento por meio de dispositivos móveis.

Assim ficará mais fácil saber se vale apena investir em um software que caiba no seu orçamento. 

O CRM vai funcionar mesmo na minha empresa?

 Já sabemos que o processo manual para captar e transmitir informações é um pouco demorado e pode causar inúmeras dificuldades para a sua equipe e seu cliente. Portanto, um sistema que facilite este processo com certeza funcionará para todas as empresas.

Segundo o Software Advice, 74% das empresas que utilizam o CRM relatam melhorias em suas comunicações.

Outra dica válida para você escolher o melhor sistema é pesquisar é avaliar quais os mais utilizados tanto em grandes, quanto em médias e pequenas empresas.

Quer saber qual o melhor CRM para o tamanho e necessidade da sua organização? Vamos bater um papo, entre em contato conosco e vamos avaliar juntos qual a melhor para este momento.

Fale com a Compor

2 + 11 =