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Você sabia que fidelizar o seu cliente é muito mais barato do que captar novos clientes? Uma das maneiras mais práticas e acessíveis de fidelizar o seu consumidor é fazer um pós-venda eficiente!

Veja abaixo como fazer um pós-venda de sucesso!

Você sabe qual a importância de fazer o pós-venda com eficiência?

O pós-venda é um processo que se inicia logo após a venda de um produto ou serviço, é a maneira mais eficiente de fidelizar a pessoa que acabou de efetuar a compra.

De acordo com Philip Kotler um dos maiores especialistas de marketing do mundo, conquistar novos clientes é de 5 a 7 vezes mais caro do que manter clientes que já compraram de você.

Isso porque investir no topo do funil e captar novos leads pode ser um processo mais trabalhoso e até mais caro, claro, que trabalhar o topo do funil é necessário, mas não pode esquecer-se da etapa de fidelização, que ocorre após a venda.

Confira abaixo 4 dicas infalíveis para você fazer um pós-venda eficiente:

1 – Follow-up

Em tradução geral, Follow-up significa seguir ou acompanhar. Podemos utilizar esta expressão para ir atrás do cliente e manter o contato.

Manter o contato com seu cliente é o passo primordial para a fidelização, isso porque, de maneira geral, é comum as pessoas se sentirem “especiais” quando alguém demonstra carinho, não é verdade? É o mesmo com a fidelização, o contato e demonstração de interesse são fundamentais neste processo. 

2 – Não deixe seu cliente se esquecer de você

Sabemos que manter o contato com o seu cliente é a estratégia fundamental para a fidelização, mas não pense que entrar em contato com o consumidor um mês após ele efetuar a compra será o suficiente, possivelmente ele nem se lembrará de você.

Portanto, é necessário estruturar com eficiência um planejamento e uma equipe que terá essa missão.

O ideal é manter o contato ativo com o seu cliente logo após a venda, no mínimo dois dias depois e durante o mês – uma vez por semana, seja por telefone ou via e-mail.

Pode ser também uma mensagem de agradecimento pela compra que os clientes acabaram de fazer.

Se você já tem a base de dados dos seus clientes sabe quais são os ativos e inativos, desta maneira, você pode entrar em contato com aqueles que não compram há algum tempo e perguntar o motivo dele estar sumido e até mesmo oferecer um desconto especial a ele.

3 – Ofereça brindes e descontos para quem já é seu cliente

Relacionamento entre empresa e cliente é uma via de mão dupla. Da mesma forma que você quer que o cliente continue comprando de você, ele quer sentir que é importante para a empresa e que a empresa se importa com ele.

Por isso, oferecer brindes, presentes, condições especiais para quem já é seu consumidor. 

Seja verdadeiro, o que você for oferecer ao seu consumidor deve ser algo que faça sentido e desperte no sue cliente o interesse dele adquirir o seu mimo. Mentir só para vendar mais pode acabar com sua credibilidade, ok?

4 – Equipe eficiente

Para fazer um excelente pós-venda é necessário ter uma equipe eficiente e capacitada para a missão.

Além de uma ótima equipe, você pode contar com a ajuda de CRMs para ajudar com os dados dos clientes, como: qual o dia ele comprou, nome, contato, qual o tipo de produto o atrai e etc, e assim, criar um relacionamento com seu consumidor, tanto por telefone, como via e-mail.

Saber a preferencia do seu cliente é a melhor maneira de se comunicar com ele e com um CRM eficiente e que atenda a demanda da sua empresa é possível.

Focar na fidelização é garantir ter seus consumidores sempre por perto, de uma maneira mais ágil e eficiente.

Uma pesquisa feita pelo Satisfação de Clientes verificou que  85% das empresas no Brasil nunca fizeram pós-venda.

Como está a comunicação da sua empresa com seu cliente? Conte para nós, o seu negócio faz parte das estatísticas acima? Precisa de uma consultoria?

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