fbpx

Os principais fatos da internet!

Que 2018 foi um ano marcante todos nós sabemos! Foi uma mistura de vários sentimentos: a tristeza por perder a copa, a intensidade no contexto político – prisão de Lula e a vitória de Jair Bolsonaro e também a crise dos Caminhoneiros, enfim, muita coisa rolou e a internet não perdoou!

Antes de entrar diretamente nos fatos mais marcantes de 2018, é importante ressaltar a importância da participação dos internautas que puderam se posicionar diretamente em todos os fatos que viralizou na internet, seja a favor ou contra e claro, a tendência é aumentar cada vez mais o engajamento e posicionamento do público. Tudo isso foi possível pelos mais de 3,2 bilhões de pessoas conectadas à internet.

Por isso, já deixamos o adendo para empresas que atuam diretamente na internet, estar na rede é completamente importante, mas tenham cuidado com o que é dito e publicado, a internet não perdoa!

Sem mais delongas, relembre os principais fatos marcantes de 2018!

1 – Crise no Facebook

Mark Zuckerberg viveu momentos intensos com o vazamento de que a empresa de consultoria Cambridge Analytica teve acesso aos dados pessoais de mais de 87 milhões de usuários de sua plataforma. O escândalo obrigou Zuckerberg a prestar depoimentos por longas horas no Senado e no Congresso norte-americano a fim de esclarecer as políticas da empresa. Além do fato de ter perdido muitos investidores e, por consequência, muito dinheiro.

2 – Da Tv à internet – Silvio Santos é criticado

Se você pensa que o que acontece na tv fica na tv, você está enganado! Prova viva disso é o emblemático Silvio Santos, que sofreu duras críticas de internautas após suas declarações na telinha. Motivo – Silvio disse que não abraçaria a cantora Cláudia Leite, pois ficaria excitado. Além de outros comentários sobre o peso, idade e aparência de seus convidados.

3 – O poder da internet na crise do Carrefour

A empresa Carrefour também sofreu duras críticas após vazar um vídeo de um cachorro que morreu no hipermercado, por decorrência de maus tratos do segurança da empresa. Os internautas pediram que “derrubassem” a empresa após o fato. Por volta de uma semana o assunto na internet era este, culpando e responsabilizando a empresa pela morte do animal, o fato é, a população se uniu pelo “bem maior” e os internautas hoje estão com o poder na palma da mão.

4 – Twitter de aliado a inimigo

O Twitter faz parte das redes sociais mais utilizadas no mundo, é um dos principais meios de comunicação dos artistas, perdendo apenas para o Instagram e YouTube. Por falar nessas redes, o youtuber Júlio Cocielo também viveu momentos traumáticos após uma infeliz declaração no twitter durante a Copa do Mundo na Rússia. “Mbappé conseguiria fazer uns arrastão top na praia hein”. Após sua declaração, suas redes sociais sofreram duras críticas por internautas, pois pessoas enxergaram racismo em seu post. Por meio de vários canais ele se desculpou, mas acabou perdendo parcerias e alguns seguidores.

5 – Memes da Copa da Rússia

Durante o período da Copa do Mundo de 2018 choveu memes nas redes sociais, o que não poderia faltar era os memes do Neymar, famoso no mundo memético por suas ‘caidinhas’. Após a eliminação do Brasil na Copa o atacante da seleção optou pelo silêncio por exatos 23 dias, até aparecer em uma propaganda da Gillete, que dizia: “Eu caí, mas só quem cai pode se levantar.” Como era de se esperar, sofreu mais críticas ainda.

Chega de falar dos momentos difíceis da internet, confira agora o que deu certo no marketing em 2018!

1 – Multifuncionalidade da IA atrai anunciantes

A Inteligência Artificial não para de crescer, em 2018 foi apresentada a BIA – Bradesco Inteligência Artificial, ela interage com os clientes do banco e realiza ações básicas. Mas para seu futuro, a área de inovação do banco espera não só uma voz como também uma interface cada vez mais humanizada.

2 – Liderança feminina em foco

Caboré 2018 – (premio criado pelo Jornal Meio & Mensagem para os principais profissionais, agências e empresários que contribuem para o desenvolvimento da propaganda no Brasil), teve o recorde de mulheres premiadas, cinco nas sete categorias destinadas a profissionais.

3 – Cresça com o Google

Ainda sobre a liderança feminina no mercado de trabalho, o Google deu salto em suas plataformas ao criar o Cresça com Google – programa WomenWill, aborda temas como liderança, finanças, networking, autopromoção. A iniciativa fundamentada para mulheres se fundamentam na taxa de desigualdade tanto no mercado de trabalho quanto na faixa salarial entre os gêneros.

4 – Campanha que deu certo – Brumar

A C&A apostou no casal Bruna Marquezine e Neymar para a campanha do dia dos namorados de 2018, de acordo com a empresa o casal levou mais de 129 mil seguidores para a página da marca no Instagram, cerca de 237% a mais do que registrado na página no mês anterior.

5 – Whopper em branco

O Burger King – uma das maiores empresas de Fast Foods mundial lançou uma campanha no período eleitoral no Brasil para conscientizar sobre o voto em branco. No vídeo mostra que as pessoas há dúvidas sobre o voto branco ou nulo. Após apertaremos botões “Branco” e “Confirma”, simulando uma urna, eles recebem o lanche Whopper em Branco, com apenas cebola e maionese. A mensagem do anúncio era: “Quando alguém escolhe no seu lugar, não dá pra reclamar do resultado”. Campanha incrível para conscientizar o poder do voto.

Esses foram os principais fatos marcantes de 2018, mas não podemos nos esquecer do contexto político. A vitória de Jair Bolsonaro para assumir a presidência do Brasil, a prisão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e a crise dos caminhoneiros, todos estes fatos marcaram exclusivamente a repudia dos internautas – seja a favor ou contra. Inclusive, há quem diz que o novo presidente eleito só conquistou sua vitória por causa da internet ou até mesmo, de seus memes.

Espero que tenha gostado deste artigo e relembrado os principais fatos conosco! Deixe seu comentário e conte-nos o que achou!

Fale com a Compor

2 + 12 =