fbpx

2019 foi um ano de muitas histórias interessantes no mundo digital. Por isso, fizemos uma retrospectiva com os principais fatos do marketing este ano.

Um ano de muitas histórias interessantes no mundo digital, desde o recorde de likes ser um Ovo até o ocultamento dos próprios likes no Instagram.

Vamos aproveitar que final de ano é época de relembrar bons momentos e reviver os principais acontecimentos no mundo do marketing?

O Rei dos Likes no Instagram

Vamos começar a nossa retrospectiva falando do ovo mais popular do mundo?

Sim, um ovo bateu o recorde de likes na rede social. O objetivo da ação era bater o recorde de uma das fotos mais curtidas, a de uma das irmãs Kardashian, Kylie Jenner, com sua filha, a qual tinha na época 18 milhões de likes.

O perfil World Record Egg postou a foto do ovo, o qual conseguiu atingir 40 milhões de curtidas no período, hoje a mesma foto passa de 54 milhões de likes.

O que aconteceu no Instagram em 2019?

Se teve mudanças em uma rede social este no foi no Instagarm!

A começar pelo ocultamento dos likes!

Depois de uma das fotos mais curtidas na plataforma ser um ovo, Zuckerberg resolver testar o ocultamento das curtidas, segundo o CEO da rede, o motivo é se importar mais com as fotos e conteúdos, ao invés dos likes.

Muitos internautas não aprovaram o ocultamento dos likes, principalmente os influenciadores digitais. Mas, em novembro a rede social iniciou um outro teste, permitindo a mostrar as curtidas das publicações. 

É o famoso “bota casaco, tira casaco!” Que retrospectiva, meus amigos! 

Adesivos de Doação

Para ajudar a transformar o Stories em um espaço interativo para produtos, a plataforma lançou adesivos de doações onde os usuários podiam arrecadar dinheiro para grupos sem fins lucrativos no Instagram. 

100% de todos os lucros recebidos são concedidos a instituições de caridade, e é uma ótima maneira de as marcas aumentarem a conscientização sobre questões e comunidades que são importantes para elas.

Houve muitas mudanças na rede este ano, as músicas nos stories, compra direta e muito mais. As principais atualizações do Instagram em 2019.

Facebook muda de identidade

As redes sociais de Mark Zuckerberg tiveram muitas atualizações em 2019, e além do Instagram, o Facebook também teve a sua repaginada no visual.

De acordo com a própria empresa, a atualização da imagem da companhia visa oferecer mais clareza sobre os produtos provenientes do Facebook. Além disso, é uma forma de diferenciar a empresa do aplicativo – o qual manteve a imagem antiga.

Outra grande mudança na rede social foi investir em campanhas de marketing com peças no digital, out-of-home e televisão, com foco nos grupos do Facebook como instrumento para conectar e aproximar pessoas com interesses em comum, já que o lema da plataforma passou a ser “The future is private”.

Aumenta o número de usuários de podcast no Brasil

Uma pesquisa da plataforma de streaming Deezer revelou que o consumo de podcast aumentou 67% no Brasil só em 2019. Os dados reforçam que a popularidade do conteúdo em áudio vem aumentando ano após ano devido à democratização do acesso aos smartphones e melhora da qualidade de conexão dos dados móveis.

A tendência é que em 2020 o consumo do formato de mídia cresça cada vez mais entre os brasileiros.

Tinder atingiu marca de 1 milhão de assinantes

O Tinder não ficou para trás em 2019, mesmo com outra atualização do Facebook, o Facebook Dating, o aplicativo utilizado para encontros passou a marca de 1 milhão de usuários. 

Em fevereiro de 2019, a Match Group, empresa controladora do Tinder, divulgou os resultados financeiros do quarto trimestre de 2018. A companhia revelou que o número de assinantes da versão paga do aplicativo subiu 1,2 milhão no ano passado.

Mudanças no Linkedin

Quem disse que as inovações ficariam apenas nas plataformas de Mark Zuckerberg? E cá entre nós, se fosse fazer uma retrospectiva só de suas redes sociais, não haveria espaço em uma única página!

A rede social considerada “profissional” ganhou mais destaque em 2019 e também passou por muitas mudanças.

Entre elas o serviço de transmissão ao vivo – que ainda não é muito utilizada, mas vem ganhando cada vez mais adeptos ao longo deste ano, recursos para eventos (recente) e reações nas publicações, parecido com as reações do Fcabeook.

O que houve com o Twitter em 2019?

O Twitter não ficou esquecido em 2019, pelo contrário, se tornou o principal meio de comunicação do governo brasileiro e claro, levou mais internautas para lá!

Segundo estudo realizado pela empresa de Mídias Sociais Semiocast, o Twitter já conta com mais de 500 milhões de pessoas registradas, sendo que os estadunidenses e os brasileiros são os usuários mais conectados no momento.

 

A queridinha do momento, TikTok

Achou que só as redes sociais de Zuckerberg, e as mais populares como o Tiwtter e LinkedIn conquistaram 2019?

A queridinha do momento, TikTok já ultrapassou 1,5 bilhão de downloads, e se tornou o terceiro programa mais baixado do ano.

O público-alvo da plataforma são os jovens entre 16 e 24 anos que bombardeiam a rede com animações em vídeo.

 

10yearchallenge

 

Para encerrar os principais acontecimentos de 2019, 10yearchallenge.

O tempo fez bem para muitas pessoas e marcas! Brincadeiras a parte, se lembra deste momento que invadiu as redes sociais no inicio do ano?

Muitos internautas, artistas e marcas fizeram parte desta brincadeira, publicando fotos de como era há 10 anos e como estão agora, assim pudemos ver a evolução de algumas pessoas e marcas, ou não.

Estes foram os principais acontecimentos no marketing em 2019. E se quiser relembrar os fatos marcantes de 2018, também tem retrospectiva

Faltou algum? Deixe seu comentário e compartilhe!

 

 

1 + 13 =