Uma questão que muitas vezes é levantada por quem decide investir em anúncios patrocinados no Facebook é definir a verba que será utilizada para sua campanha, pois isto é fundamental para seu resultado. Neste artigo iremos dar algumas dicas para que você consiga chegar a sua verba ideal de investimento e obter melhores resultados.

Primeiramente, você precisa entender melhor o porquê investir em anúncios no Facebook e como isso pode alavancar suas vendas.

Quando fazemos uma postagem em nossa página, ela será “entregue” apenas para as pessoas que curtiram sua fanpage (página comercial), e apenas se essas pessoas compartilharem sua publicação você atingirá novas pessoas.

Então quer dizer que se eu tiver 1.000 curtidas em minha página, minha publicação irá aparecer para mil pessoas?

Não! Cada publicação irá aparecer de maneira orgânica, ou seja, apenas para um número limitado de pessoas que curtiram sua página, normalmente menos de 10% de seu público.

Para que sua publicação seja “entregue” para um maior número de pessoas é necessário que você disponha de um investimento, pagando para o Facebook apresentar seu post para pessoas que tenham interesse em seus produtos ou serviços.

Existem diversas maneiras de se criar campanhas e anúncios no Facebook, em outro post falaremos mais sobre este tema, no momento iremos focar apenas em definir a verba ideal para sua nova campanha.

A primeira grande pergunta que você deve se fazer é: Quanto posso investir?

Esta é a primeira preocupação que temos ao definir uma estratégia de campanhas de anúncios no Facebook, pois não adianta definir uma verba ideal se ela não for compatível com a realidade de seu negócio.

É claro que quanto maior o investimento, mais pessoas você irá atingir com seu anúncio, e quanto mais pessoas você atingir mais oportunidades de negócios você terá.

Então nesta etapa, defina o seu limite de investimento.

Segunda grande questão: Qual o resultado esperado, com meu investimento?

Quanto você espera vender a mais através do investimento feito? A resposta para essa pergunta é fundamental para que você possa, não apenas traçar suas metas e métricas, mas também este dado irá te ajudar a traçar seu plano de marketing a médio e longo prazo.

É muito importante que você seja realista em sua resposta, e se for a primeira vez que você estiver fazendo um anúncio no Facebook, seja um pouco pessimista, pois é melhor você se surpreender com um resultado positivo do que se frustrar com um resultado negativo.

Muitas vezes, principalmente quando estamos iniciando uma campanha de anúncios, os primeiros são feitos como testes, para se definir os melhores filtros para seu público e também os melhores tipos de anúncios (fotos, vídeos, carrossel…), portanto, agir com estratégia é fundamental para o sucesso de uma campanha.

Seu produto e público irão impactar diretamente em seus resultados!

Um fator que você precisa levar em consideração é o produto que você está oferecendo e o público desejado, isto pode refletir diretamente em seus resultados e no valor necessário de investimento.

Anúncios de Produtos e serviços mais específicos ou sazonais tendem a ser “entregues” para um número menor de pessoas e também apresentam um envolvimento menor, comparados a produtos e serviços voltados para um público mais genérico.

Filtrar o público desejado de maneira estratégica também é fundamental para o sucesso de uma campanha de anúncios. Procure aplicar filtros de interesses relacionados e geolocalização de acordo com o tipo de pessoas desejadas.

Teste antes de começar para valer.

Antes de você começar a investir para valer em anúncios patrocinados no Facebook faça pequenos testes, assim você conseguirá mensurar seus resultados.

Invista pequenos valores, desta maneira você conseguirá sentir como o seu público irá reagir a seus anúncios. Procure sempre variar o tipo de anúncio e a segmentação de público para que você tenha dados para analisar.

Mensure seus resultados.

Curtidas, comentários e compartilhamento são sempre bem-vindos, mas o principal dado que você precisa analisar é em seu ponto de venda (PDV).

Procure se informar como os novos clientes que estão chegando até você, como eles encontraram seu negócio, pois muitas vezes pessoas não reagem a uma publicação no Facebook, mas convertem de maneira off-line. Então monitore seus novos clientes para identificar sua origem e assim conseguir mensurar seus resultados reais.

Esperamos este post ajude você a entender melhor os anúncios patrocinados no Facebook e se você tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda, nós estamos aqui para isso!

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