fbpx

Você sabe realmente o significado de cada métrica e como elas importam em sua campanha digital?

Confira agora quais os dados mais importantes no marketing digital!

 As métricas são as indicações que apontam para o sucesso de uma campanha nas mídias sociais, mas é preciso ter atenção e saber quais os ados positivos e não analisar apenas as “métricas de vaidades” como as curtidas e compartilhamento.

Curtidas e compartilhamentos

Likes e compartilhamentos são a primeira coisa que vem à mente quando você pensa em métricas de engajamento. 

As curtidas e compartilhamentos são, de fato, métricas de mídia social que importam, porque fornecerão uma noção imediata do desempenho do seu conteúdo com seu público.

Eles também têm um ótimo efeito de amplificação orgânica, à medida que mais e mais pessoas veem sua postagem – tanto o público quanto a rede do público, porque veem as páginas em que seus amigos gostam de interagir ou as postagens que seus amigos compartilham.

Essa é uma área essencial para rastrear; portanto, use uma ferramenta que permita rastrear como e onde seu conteúdo está se espalhando. 

Alcance

Alcance é o número total de pessoas que viram uma determinada postagem desde que foi publicada.

É uma métrica importante a ser rastreada, se você deseja acompanhar o conhecimento da sua marca. Quanto maior o alcance, mais as pessoas sabem sobre a sua marca.

O alcance é aumentado ao impulsionar uma postagem com orçamento ou aumentar organicamente, publicando conteúdo que faz com que seu público-alvo a compartilhe em suas redes, comentem ou curtam.

Taxa de cliques – CTR

você sabe quanto do seu público está clicando no conteúdo que compartilha?

Acompanhar a taxa de cliques no seu conteúdo, não apenas para ajudá-lo a medir o sucesso real de uma determinada peça, mas também para verificar se o conteúdo postado está alinhado à sua marca e aos interesses do público que você está tentando alcançar.

Portanto, as taxa de cliques ajuda você a tomar decisões robustas sobre conteúdo futuro e melhora ainda mais sua taxa de cliques de alcance e futuro.

Em resumo, essa é uma métrica importante que você pode aproveitar para otimizar a qualidade e, portanto, os resultados do seu conteúdo.

Interações por 1.000 seguidores

(curtidas, comentários ou compartilhamentos em qualquer publicação)

Os números brutos de engajamento são valiosos, mas, para realmente se concentrar no engajamento de uma postagem ou perfil, uma métrica que realmente importa é a participação de um público que interage com o conteúdo em comparação com o tamanho total do público. 

Todo público-alvo tem um segmento de seguidores que não se envolve ativamente com o conteúdo. 

Obter esse segmento para interagir é uma maneira de aumentar a taxa de engajamento. A outra maneira é aumentar o envolvimento entre os fãs que já se envolvem em algum nível.

As interações por 1.000 seguidores (interações por mil) podem fornecer uma visão imediata do envolvimento de um público. 

Principais métricas de mídia social pagas

A mídia social paga agora é essencial para qualquer marca que deseje ampliar suas operações. Feito corretamente pode ser um divisor de águas, mas mal feito, pode custar às empresas milhões em orçamento desperdiçado. 

Abaixo, listamos as métricas que manterão sua marca e sua publicidade paga em boa forma.

Custo por clique – CPC

O custo por clique é crucial para entender como causar mais impacto em sua publicidade e aumentar a taxa de cliques e o ROI dos seus anúncios. 

Esta é uma das métricas de marketing de mídia social que muitos já conhecem. Esse é o gasto médio necessário para gerar um clique do seu público-alvo em conteúdo pago. 

O CPC em si não é a história toda, mas é uma boa base para determinar o desempenho do seu conteúdo pago.

Custo por ação – CPA 

O custo por ação mostrará o custo de qualquer ação específica relacionada a uma postagem ou ação promovida. 

As ações aqui podem ser curtidas, comentários etc. A melhoria do conteúdo e da segmentação ajudará a aumentar o envolvimento em suas campanhas sociais pagas e reduzir esses custos.

O CPA é crucial para entender o comportamento do cliente no que diz respeito às conversões.

Qualquer atitude do lead, desde visitas ao site a uma visita específica à página de destino, um evento de carrinho abandonado ou até uma página de agradecimento após a compra, são exemplos de conversões diferentes.

Cada uma delas, no entanto, terá um valor diferente para os seus negócios e, quanto mais preciso você definir esse valor, mais entenderá o custo envolvido na aquisição e, por extensão, como você gasta e investe.

Seu custo por ação pode ser calculado como gasto no orçamento de uma determinada postagem, dividido pelo número de ações executada na publicação.

Engajamento e interação com o anúncio

Entende-se como interação os likes, comentários, compartilhamentos e marcar outras pessoas no conteúdo pago.

Uma das métricas de mídia social pagas que é realmente vital é o engajamento de conteúdo pago.

É importante observar aqui que não queremos dizer que as curtidas, comentários e compartilhamentos pelos quais você pagou, mas em postagens promovidas pagas.

Comprar likes para postagens pode fazer com que seu conteúdo pareça chamativo em comparação com concorrentes maiores, mas prejudica ativamente seu ROI e o valor comercial do seu conteúdo.

Esta atitude, além de ser errada e prejudicar as métricas de determinadas redes sociais, é denominada como fraude e pode prejudicar a empresa e não mostrar resultados reais com as campanhas, ou seja um valor investido à toa.

O envolvimento genuíno no seu conteúdo pago, por outro lado, aponta para um conteúdo bem direcionado que atrai e envolve o seu público. 

As métricas específicas que são importantes para você variam de acordo com o que exatamente sua campanha está tentando alcançar.

Você ainda não investe em marketing digital? Saiba o porquê a sua empresa precisa começar a investir hoje mesmo!

Acompanhe e compare o engajamento por postagem para ver o que desperta o interesse do público, quais imagens eles gostam e o que os incentiva a compartilhar seu conteúdo com o próprio público.

Estas são as principais métricas e as mais importantes para ficar de olho.

Este artigo foi útil para você? Compartilhe e deixe seu comentário!

Para mais informações, entre em contato conosco!

13 + 2 =