O que é ROI?

HomeBlogO que é ROI?
O que é ROI?

O que é ROI?

ROI é uma das siglas que você deve ouvir com bastante frequência quando se estuda sobre marketing digital, e também é uma das métricas mais importantes de se analisar. ROI é uma sigla em inglês (return on investment), que significa Retorno por Investimento, e por esta razão eu disse acima que era uma das métricas mais importantes, pois é através do ROI que você irá mensurar os resultados de uma ação ou campanha.



O ROI permite você saber quanto dinheiro você ganhou, ou perdeu com os investimentos feitos em cada um dos seus canais de anúncios, sendo um indicador de resultado final de cada ação ou campanha, além de ajudara mensurar o custo com novas ferramentas e treinamentos para cada área.


Por que o ROI é importante?


O ROI é importante porque ele permite que você avalie com eficiência o impacto de cada ação, ferramenta e treinamento que você aplique em uma campanha ou ação, e com isso é com Base no ROI que você irá planejar suas metas e validar seus resultados.


Como Calcular o ROI?


Existe uma formula simples para se calcular o ROI, que consiste em:


Exemplo:
formula roi
Exemplo: imagine que o ganho da sua empresa tenha sido de 100 mil reais e o investimento inicial tenha sido de 10 mil. Utilizando a fórmula de ROI acima, temos:


• ROI = (100.000 – 10.000) / 10.000
• ROI = 9


Neste exemplo meramente ilustrativo, o Retorno Sobre o Investimento foi de 9 vezes o investimento inicial. Você pode também multiplicar o resultado por 100 para obtê-lo em porcentagem – no caso, 900% de retorno.


Agora que você já sabe o que é ROI, e como calcula-lo você já pode identificar se seus investimentos estão apresentando resultados.


Você gostaria de algumas dicas de como melhorar seu ROI? Então acompanhe este canal que em breve novos conteúdos sobre ROI estarão disponíveis!

Jorge Faleiros

Jorge Faleiros

Autor