Novo normal: atendimento via Whatsapp!

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Novo normal: atendimento via Whatsapp!

Novo normal: atendimento via Whatsapp!

Realmente 2020 conseguiu nos surpreender, não como esperávamos, não como queríamos, mas nos surpreendeu! Toda a situação causada devido ao novo Coronavírus forçou muitas empresas a se tornarem digitais quase que instantaneamente. Antes empresa que relutaram ao mundo digital ou não conseguiam enxergar um modelo de negócio por meio eletrônico agora se veem totalmente dependentes deste meio. E quando falamos de relacionamento digital é impossível dizer que haja um meio tão dinâmico, eficiente e prático quanto o WhatsApp. A grande questão é: Como transformar o Whatsapp em uma ferramenta de vendas? Primeiramente recomendo você conhecer a ferramenta e seus recursos. O WhatsApp vem já há bastante tempo se aprimorando e oferecendo cada vez mais opções para o uso do aplicativo no ambiente corporativo, incluindo recursos de pagamentos e transferência de dinheiro pelo app. Você pode conferir diversos artigos no blog da Agência Compor sobre este tema. Neste post irei apresentar meu ponto de vista sobre este recurso e também algumas ressalvas.


1 – Cuidado com o português.

Seja em texto, áudio ou chamada, utilizar o português de maneira correta, mesmo que adaptado ao seu nicho de mercado é fundamental para transmitir profissionalismo. Não precisa se rebuscar, ou usar de palavras que ninguém entende, mas lembre-se que é possível ser didático usando o idioma corretamente.


2 – Adapte-se ao seu cliente.

Alguns clientes preferem se comunicar por áudio, outros por texto, e você precisa ser capaz de identificar este comportamento em seus clientes para poder entregar a informação da maneira mais funcional possível.


3 – Mantenha o material de divulgação adaptado.

Ter em mãos fotos, apresentações e até mesmo vídeos que te ajudem a apresentar seu produto ou serviço podem te ajudar a potencializar as vendas por meio desta ferramenta.


4 – Separe seu WhatsApp Pessoal do Profissional


Esta é uma dica para sua saúde mental e qualidade de vida. Horário de trabalho é horário de trabalho! Atenda seus clientes dentro do seu horário pré determinado de atendimento, você pode configurar seu Whatsapp business, com horários de funcionamento e mensagens para quando você estiver offline. Uma coisa que sempre digo, por mais determinado que você seja a atender seu cliente o seu trabalho é um meio para um fim, ou seja, você deve usar seu trabalho para viver e não viver para trabalhar.


5 – Tenha paciência!

Paciência é uma qualidade fundamental para um vendedor, mas, quando falamos de atendimento por WhatsApp é preciso ainda mais. Usuários podem demorar para responder ou mesmo fazer perguntas sem sentido e você precisa ser capaz de lidar com isso.


6 – Não crie grupos.

Se seu objetivo é divulgar para mais pessoas ao mesmo tempo existem outras opções como listas de transmissões ou ferramentas “robôs” capazes de fazer isso de maneira individualizada. Adicionar pessoas em grupos sem a permissão ou prévio interesse delas é desrespeitoso e pode provocar sentimentos reversos em seus clientes.


7 – Há sempre a opção de ligar!

A venda parecia quente ou está difícil a comunicação com seu cliente? Ligue para ele!

Ainda considero uma boa ligação um dos melhores métodos de conversão, em uma ligação você é capaz de se aproximar ainda mais de seu cliente, explicar melhor sobre o produto e principalmente ser mais dinâmico, identificando o interesse e quebrando objeções como faria em uma venda presencial. O Whatsapp é um ferramenta poderosa, desde que você utilize ela de maneira adequada.

Para finalizar recomendo você trabalhar bem seu script de vendas, adaptando-o ao máximo para esta ferramenta, lembre-se você como vendedor deve administrar uma conversa usando de técnicas e gatilhos que te permitiram encaminhar uma venda até seu fechamento.

Jorge Faleiros

Jorge Faleiros

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