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Pensar na experiência do usuário no seu planejamento estratégico é uma das etapas mais importantes na gestão de marketing para conquistar seu cliente, fechar novos negócios e para aqueles que buscam um reposicionamento no mercado.

O mercado está em constante mudança e a maneira de comprar e consumir também mudou, por isso, focar apenas em vender não irá aumentar as vendas, pelo contrário.

Os usuários querem facilidade antes e depois de realizar uma compra. Isso porque antes mesmo de chegar ao seu site de vendas, o seu futuro cliente pesquisa sobre o produto. É onde “educar o mercado” e pensar na “experiência do usuário” entram em cena – duas funcionalidades completamente importante na atração do seu público.

Pensar na experiência do usuário abre um leque infinito de possibilidades para você vender mais e existe inúmeras maneiras para fazer isso.

Para começar, pense em estratégias atrativas para levar o seu público até o seu site e fazê-lo querer comprar de você.

A usabilidade, acessibilidade, formas de pagamento e dados analíticos são fatores que impactam a taxa de conversão e o volume de transações das lojas virtuais.

1) Usabilidade

Design com Usabilidade tem relação com a construção de um site que seja eficaz, eficiente e satisfatório para o visitante (usuário).  Ou seja, um site com interface que não deixa o usuário confuso e que seja de fácil acesso.

2) Acessibilidade

A acessibilidade pode ser considerada um segmento da usabilidade, que prevê ações que facilitem o acesso à informação para pessoas com restrições ou deficiências visuais, auditivas e motoras. A acessibilidade permite que essas pessoas possam perceber, compreender, navegar e interagir com sites e aplicativos sem barreiras ou com o mínimo possível delas.

Meios de Pagamento

Todo e-Commerce tem como foco a realização de uma transação comercial. Nesse sentido, deve-se considerar o perfil do cliente ideal, levantando questões muito simples, do tipo: “como esse cliente prefere pagar”? Ofereça a ele tantas opções de pagamento quanto forem válidas e viáveis para o negócio: cartão, débito, parcelamento no cartão, boleto, transferência etc.

 Parece óbvio, mas pequenas empresas ou algumas que ainda estão começando a vender online têm certas dificuldades em estabelecer formas de pagamento acessível para todos. Mas o importante é lembrar que o mundo evoluiu muito rápido e hoje as pessoas não gostam de nenhum tipo de dificuldade operacional.

Dados analíticos

Remarketing, sugestões de compras, customização de ofertas, preços dinâmicos e prevenção de fraudes,  são ações simples que podem ser feitas com o uso de dados e impactar mais ainda no resultado das suas vendas.

Todos os negócios precisam de dados que possam servir para direcionar melhorias, estratégias e ações futuras e, no e-Commerce, os dados são ainda mais importantes.

Uma tática infalível para criar estratégias para a experiência do usuário é pensar como um usuário.

Faça o seu planejamento e depois tente olhar como um desconhecido, ou mesmo peça para alguém que não tenha feita parte do projeto fazer a experiência, mesmo que para teste, assim você terá a certeza de que suas plataformas, ações e site de e-commerce estão aptas para o uso comum.

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