fbpx

Já que o assunto do momento é a terceira temporada de La Casa de Papel e o desfecho da história, por que não aprendemos algumas lições de marketing com a série queridinha do momento?

O que La Casa de Papel e o Marketing têm a ver?

La Casa de Papel é uma série espanhola da Netflix, cuja história se baseia em um grupo de assaltantes que planejam um roubo à Casa da Moeda da Espanha, liderado por seu mentor, o Professor.

Veja abaixo o que tornou o plano perfeito, ou quase, e como utilizar as estratégias no Marketing Digital. 

Planejamento;

Uma das lições principais lições que devemos aprender com a série disponível no catálogo da Netflix é o planejamento.

O Professor Álvaro Morte planejou o roubo por 5 meses. Na verdade, este plano fez parte de sua vida, mas o planejamento em si levou cerca de meses para então colocar em prática.

Sem planejamento nenhuma ação pode ser eficiente, correto?

Conhecer o público;

Outro método eficiente e que foi aplicado no roubo da Casa da Moeda da Espanha foi conhecer bem o seu público, neste caso falamos de todos os envolvidos – reféns, policiais e até mesmo os próprios assaltantes, já que foram escolhidos a dedo para participarem deste plano.

O professor pesquisou a rotina de cada um deles, um dos motivos do plano ser tão perfeito (ou quase).

Esta lição é obrigatória para quem planeja uma ação. Como entregar uma oferta ao seu público sem saber quem é o seu público? Quais as suas necessidades e rotinas? É simplesmente impossível!

Conhecer o seu público te dá a liberdade e até mesmo a garantia de que tudo pode dar certo. Sua ação será entrega nas mãos certas, no momento certo e as chances para a conversão são maiores.

Saiba que tudo pode dar errado!

Sim, sua ação pode dar errado, mas ai entra outra grande sacada do Professor e que deve fazer parte do seu planejamento: antecipar possíveis problemas.

 Para reduzir as chances de algo sair do previsto no marketing, o ideal é prever, ou seja, antecipar possíveis problemas. Quer um jeito mais fácil do que conhecer o seu público do que fazer os testes A/B?

Quer alguém melhor para antecipar os problemas do que o Professor? Ele sabia cada passo dos policiais e estava sempre um passo a frente. Nos momentos em que não foi possível prever algo ele se adaptou e reverteu a situação, ou seja, agiu rápido.

Além disso, o Professor tinha um plano B na manga, o Plano Chernobyl – anunciado na terceira temporada. No marketing, você não precisa ter um plano que ninguém sabe o que é ou uma super inovação, mas ter uma carta na manga ajuda, caso a ação não gere os resultados que esperados.

Portanto, faça um acompanhamento estratégico, esteja atento a todas as situações que possa dar errado e se antecipar.

É extremamente importante ter atenção total às ações, verificar como está a campanha e até mesmo se ela foi aprovada – algo simples, mas que pode acontecer, pois fazê-la e deixá-la de lado não lhe trará os resultados desejados.

Branding; 

Como está a imagem da sua empresa?

Se você assistiu a série percebeu que a maioria do público, se não todos, se apaixonaram pelos assaltantes. Pois é, chamamos isso de branding de marca. 

O objetivo do Branding é conectar o público com a marca, ou seja, despertar emoções conscientes e subconscientes – o que mostra a paixão e até mesmo empatia do público com os assaltantes.

 “Porque não vamos roubar o dinheiro de ninguém. Porque eles até gostarão de nós. É fundamental que tenhamos a opinião pública a nosso lado.” (Professor)

 

Até a investigadora foi convertida, ou melhor, convencida de que eles não estavam fazendo algo “tão errado” assim.

As lições que aprendemos acima foram estratégias utilizadas na primeira e segunda temporada. Para a terceira temporada já podemos aprender algumas lições, como:

  • Utilizar as redes sociais como comunicação e divulgação de novidades
  • Gatilhos mentais, todos os fãs da série ficaram ansiosos para saber o destino de Berlim e, inclusive, em todo este tempo de espera ele participou das brincadeiras e chamadas para ver a série. Ou seja, provando curiosidades no público.
  • Divulgar em outros meios; divulgar uma ação ou uma novidade em outros canais também é uma ótima maneira de impactar o público.

O lançamento da última temporada foi divulgado nas redes sociais, sites informativos, YouTube e até mesmo em algumas emissoras de rádio. Neste caso, algumas destas divulgações não foram responsabilidades do Marketing da série, mas do apoio dos internautas, onde a procura por informações contribuiu.

O que achou da aula sobre planejamento digital que aprendemos com La Casa de Papel?

Deixe seu comentário e compartilhe!

Quer um planejamento eficiente para sua marca ou campanha? Entre em contato conosco!

Fale com a Compor

2 + 15 =