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Ser referência no assunto e vender mais é o sonho de todo mundo que trabalha com vendas, seja em lojas físicas ou online.

Para este sonho ser realizado uma das tarefas é elaborar estratégias que visam atrair, converter e fidelizar o lead, uma maneira eficiente é com o inbound marketing.

Entenda como o Inbound pode ser útil para o e-commerce!

Entregar valor para sua audiência e melhorar o desempenho do negócio são focos de um inbound bem-feito.

Antes de entender os benefícios desta estratégia para vendas online, é preciso compreender o que de fato é o inbound marketing.

O termo é rebuscado, mas de definição simples: Trata-se da aplicação de ferramentas previamente analisadas, que melhor seleciona o público correto para uma solução e, consequentemente, para o seu produto.

Em uma tradução livre o Inbound marketing pode ser definido como marketing de atração, isto é, através principalmente da disseminação de conteúdo o cliente potencial é atraído para seu negócio de maneira orgânica.

O grande diferencial do Inbound marketing é o trabalho de relacionamento entre empresa e possíveis clientes, por meio de conteúdos personalizados e autorais, nutrindo-os com informações e assim conquistando a confiança das pessoas, para que no momento certo você possa oferecer seus produtos. 

Com as estratégias bem elaboradas é possível atingir o se potencial consumidor, atraindo-o e o levando até o seu site.

Outro grande benefício desta ação é conseguir mensurar os resultados obtidos com as ações.

Identificar qual o produto que seu lead mais se interessa em site, saber com exatidão em qual momento ele foi convertido e assim, aplicar ações para o processo de fidelização.

Como se aplica ao e-commerce?

O e-commerce, como todo mundo já sabe é o comércio eletrônico, ou seja, uma loja online. Não é segredo que, ao longo dos anos, o varejo se transformou junto com os clientes.

Hoje, as pessoas buscam novas formas de consumir e prezam muito por praticidade e segurança.

Comprar pela internet se tornou um hábito cada vez mais comum entre os consumidores: de 2011 até 2017, o faturamento das compras on-line subiu de R$ 18,7 milhões para R$ 47,7 milhões no Brasil e a tendência é aumentar ainda mais.

Não foi só a maneira de consumir que mudou, o consumidor também. A nova geração de consumidores estão mais criteriosos, levando em consideração não apenas o valor baixo ou acessível, mas o posicionamento das marcas, a facilidade em comprar e o acesso as informações.

As grandes marcas já utilizam muito bem o inbound marketing, se comunicam com o público pelas redes sociais e entregam valor com o e-mail marketing.

Esta é a lição que os pequenos e médios comerciantes eletrônicos devem adotar e melhorar a visibilidade da marca, tornando-se referência no assunto.

Ser autoridade no nicho de atuação deve ser um dos principais objetivos da empresa. Embora seja uma métrica intangível, a elevação no branding e a percepção de valor por parte do cliente são perceptíveis.

Criar uma estratégia de inbound marketing para e-commerce é possível, mas requer cuidados. É preciso conhecer a jornada do cliente, saber onde e como irá atingir o seu potencial consumidor.

Você ainda não sabe como alcançar seu potencial cliente?

Entre em contato conosco e vamos juntos alavancar a melhor estratégia para o crescimento do seu negócio.

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