INBOUND

Marketing

Já imaginou atrair mais clientes realmente interessados em seu produto, e com isso aumentar significativamente seu faturamento? É exatamente isso o que as estratégias de Inbound marketing permitem aos negócios que a adotam.

O conceito de Inbound Marketing surgiu oficialmente nos Estados Unidos e começou a se popularizar a partir de meados de 2009, após o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah.

Em uma tradução livre o Inbound marketing pode ser definido como marketing de atração, isto é, através principalmente de disseminação de conteúdo o cliente potencial é atraído para seu negócio de maneira orgânica.

O grande diferencial do Inbound marketing é o trabalho de relacionamento entre empresa e possíveis clientes, por meio de conteúdos personalizados e autorais, nutrindo-os com informações e assim conquistando a confiança das pessoas, para que no momento certo você possa oferecer seus produtos. Alguns benefícios do Inbound Marketing:

Aumentar a visibilidade de seu negócio

Diminuir o custo de aquisição de seus clientes

Atrair clientes em potencial

Aumentar a visibilidade de seu negócio

Otimizar o processo de vendas

Criar vínculo com seu público

O Inbound Marketing

SERVE

para minha empresa?

O Inbound marketing pode ser adotado por qualquer tipo de negócio, desde que seja aplicado de maneira correta dentro de uma estratégia bem formulada.

Existem casos de sucesso com Inbound Marketing em diversos segmentos como hotéis, mecânicas, prestadores de serviço, consultorias e muitos outros. Evidenciando que não há um segmento especifico para a aplicação do Inbound como estratégia de marketing e sim um trabalho estratégico minucioso em cada etapa do processo.

Como Funciona o Inbound Marketing?

Na prática a estratégia de Inbound marketing é aplicada em quatro etapas de ação: Atração, Conversão, Fechamento e Fidelização.

ATRAÇÃO

Atraia mais clientes para seu negócio

Como o objetivo do Inbound marketing é gerar leads o site precisa ter primeiramente visitantes, afinal sem visitantes não há leads, e sem leads não haverá vendas! Através de conteúdos “iscas” em blogs, mídias sociais e buscadores nós atraímos as pessoas para dentro de um site ou uma landing page especifica.

Este conteúdo precisa se estrategicamente pensado, para que ele consiga atrair pessoas qualificadas para seu negócio, isto é, pessoas certas que realmente tem interesse em seus produtos. Essas “pessoas certas”, também chamadas de Buyer personas são perfis criados através da definição de consumidores ideias para seu negócio e seus produtos. Existem algumas ferramentas que podem e devem ser utilizadas para atrair essas pessoas, as principais são:

  • Blogs: O Inbound marketing começa com um blog. Esta poderosa ferramenta é a melhor maneira de atrair pessoas qualificadas para seu negócio, é importante entender que o objetivo deste blog é ser educativo e não um canal de vendas, ok?
  • SEO Estratégico: Seus consumidores começam sua jornada buscando conteúdo através de buscadores, certo? Então fica claro que antes de tudo você precisa ser encontrado, o SEO estratégico vai te ajudar a ser encontrado por estas pessoas. (Clique aqui e entenda melhor o que é SEO Estratégico)
  • E-Books: os E-Books são uma ótima ferramenta para se atrair pessoas para suas landing pages e também já convertê-las imediatamente, você precisa apenas desenvolver um conteúdo de qualidade para entregar para seus consumidores.

CONVERSÃO

Converta usuários em leads

Uma que você atraiu usuários para seu site o próximo passo é convertê-los em leads, isto é, conquistar as informações de contato dele para que você possa dar inicio a um trabalho de relacionamento com este possível consumidor.

Uma coisa que você precisa compreender é que o e-mail é uma moeda valiosa dentro da estratégia de Inbound marketing, por esta razão utilizamos a palavra conquistar, pois ninguém irá entrar em seu site e cadastrar o e-mail gratuitamente.

Para que conquistar um lead é preciso oferecer algo em troca, que tenha para ele o mesmo valor de seus dados, como por exemplo: E-Books, informativos, conteúdos exclusivos ou algo que seja significativo para seu usuário. Você pode utilizar algumas ferramentas e recursos para facilitar a criação de sua lista como, por exemplo:

  • Call to actions (CTA ou Chamadas para ação): São botões que encorajam e estimulam seus usuários a realizarem alguma ação, como baixar um e-book ou inscrever-se em um webinar por exemplo.
  • Formulários enxutos: Criar formulários enxutos que facilitem o cadastro é um fator decisivo para o sucesso de uma campanha de conversão de leads, pense bem, ninguém gosta muito de ficar preenchendo dados, então procure ser sucinto em seus formulários.

FECHAMENTO

Transforme seus leads em clientes

Se você chegou até esta etapa significa que você conseguiu atrair possíveis consumidores através de seu conteúdo e que também conseguiu converte-los em leads, certo? A grande questão é que apenas leads, curtidas em página e seguidores não são suficiente para um negócio, é preciso transformar estes leads em consumidores reais de seus produtos, na tapa de fechamento do Inbound marketing é que iremos começar este processo.

O grande diferencial de se aplicar uma estratégia bem estruturada de Inbound marketing é conseguir resultados realmente significativos, para isso existem algumas ferramentas que podem auxiliar o processo de fechamento.

  • CRM: (Customer Relationship Management, ou Central de Relacionamento do Cliente) através de CRMs você pode manter registros detalhados de todos os seus contatos e gerir campanhas especificas para cada perfil no momento certo.
  • Relatórios de Marketing Fechado (Closed-Loop Reporting) – Através deste tipo de relatório você será capaz de analisar resultados e se certificar que sua equipe de vendas está conseguindo converter seus leads em consumidores.
  • E-Mails: Não é apenas por que alguém se cadastrou em uma de suas páginas ou baixou um de seus conteúdos significa que esta pessoa esteja pronta para se tornar um consumidor, através de uma série de e-mails bem orquestrada é possível determinar o exato momento para se ofertar um produto, assim maximizando as chances de sucesso. (clique aqui e entenda mais sobre e-mail marketing)

FIDELIZAÇÃO

Fidelize seus clientes e venda mais

O Inbound marketing tem como objetivo atrair consumidores através de conteúdos de qualidade, porém não é apenas porque um lead já se tornou um consumidor e efetuou uma compra que você pode esquecê-lo. Nesta etapa, de fidelização de seu lead é importante continuar buscando meios de engaja-lo cada vez mais para que este consumidor se torne um promotor de seus produtos.

Sempre tenha em mente que é muito mais fácil manter relacionamento com um cliente que já comprou seu produto e que conhece sua marca do que começar um novo processo de captação, sem mencionar o fato de que cliente feliz é uma vitrine para seu negocio. Existem algumas ferramentas que podem te auxiliar nesta faze de fidelização, como:

  • Pesquisas regulares: A melhor maneira de entender seu público e saber o que seus consumidores desejam é perguntando a eles, deste modo você terá certeza do que eles realmente querem.
  • Call to actions inteligentes: Utilizar esta ferramenta permite oferecer ofertas diferentes para cada consumidor baseando-se em seu perfil e também na etapa em que eles se encontram em sua jornada de comprador.
  • Conteúdos Personalizados: Ofereça para seus consumidores textos especificamente voltados para seus desejos e desafios, ajude-os a alcançar seus objetivos e aproveite para introduzi-los a novos produtos.
  • Monitoramento social: Relacione-se com seus consumidores através das mídias sociais, promova interações e responda seus comentários, afinal, ninguém gosta de falar sozinho não é verdade?

Que tal saber mais
sobre Inbound Marketing?

Fale com a Compor

13 + 13 =