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Você quer começar a investir em campanhas pagas em mídias sociais ou através do Google Ads, mas ainda não sabe qual a melhor mídia  para o perfil de seu negócio? Este texto é para você!

Antes de você definir qual é a melhor estratégia para a sua empresa, você precisa conhecer os canais em que poderá investir.

Mídias sociais como Facebook e Instagram são plataformas que prezam pelo relacionamento e pela interação com os usuários e os modelos de anúncios praticados através destas ferramentas são o que chamamos de anúncios de atração, isto é, criamos campanhas que irão aparecer para pessoas que tem um interesse em determinado assunto, tema ou produto.

Estes anúncios poderão ser impressos na tela do usuário tanto no feed de notícias, como no story ou no caso do Facebook em particular, ainda há uma área à direita da tela especifica para anúncios.

Através destes anúncios os usuários são levados a ações pré-definidas pelo gestor da campanha, como por exemplo, ir para uma página de captura específica em um site, chamar no WhatsApp ou mesmo cadastrar-se como interessado (lead).

Por que investir em Facebook Ads?

As redes sociais são canais de comunicação, envolvimento e relacionamento entre as marcas e seus consumidores, podendo ser utilizadas para alcançar o maior número de pessoas que fazem parte do público-alvo.

O Facebook é o pilar para a distribuição dos anúncios, um dos motivos é seu grande potencial de alcance. Confira em números o potencial de alcance da plataforma:

  • O Facebook tem o maior número de usuários ativos por mês: mais de 1.28 bilhão no mundo
  • E chega a 1 trilhão de visualizações por mês
  • Totalizando um potencial de alcance de 43.8% de todos os usuários de internet do mundo!
  • São mais de 127 milhões de pessoas ativas mensalmente no Facebook (junho de 2018)
  • Já no Instagram (rede social do Facebook) teve em 2018 mais de 1 bilhão de usuários.

O Facebook Ads é a plataforma utilizada para criar anúncios nas redes sociais, além da própria rede, estes anúncios também podem ser vinculados no Instagram, Messenger, além do Audience Network – rede que transmite as publicidades do Facebook fora do canal.

Outro benefício do Facebook Ads é poder utilizar campanhas com objetivos variados, podendo ser para aumentar a visualização de uma marca ou produto, levar o internauta para o site, baixar o aplicativo, fazê-lo assistir um vídeo, além de fazer testes para saber o que dá certo ou não.

Por que investir no Google Ads?

O Google é o mecanismo de pesquisa mais utilizado no mundo, onde atualmente mais de 90% dos usuários realizam suas buscas, deixando para trás o Bing e o Yahoo. A sua plataforma de anúncios é uma poderosa ferramenta de marketing com diversos recursos e possibilidades para alavancar seu negócio.  

É necessário considerar o poder do Google através da mudança no perfil do consumidor, onde antes as pessoas buscavam por empresas e serviços através do catalogo telefônico, hoje utilizam a internet, ou melhor, o Google.

A tecnologia atinge todas as faixa-etárias e classes sociais, é difícil encontrar alguém que não tenha em mãos um celular com conexão a internet.

Dados impressionantes

São mais de 40 mil pesquisas realizadas por segundos no mundo, ou seja, o Google é dominante quando o assunto é pesquisa, além de ser responsável por 72% de todas as buscas realizadas na internet. 

Confira o levantamento feito pela Rock Content:

  • São mais de 40.000 pesquisas realizadas no Google por segundo
  • 180 bilhões de pesquisas por mês
  • Com o Google Adwords, 2.6 bilhões de pesquisas por mês exibem ads dos anunciantes
  • Totalizando um potencial de alcance de 90% de todos os usuários de internet do mundo!

 

Dentro da ferramenta Google AdWords há basicamente cinco tipos de campanha, onde é possível trabalhar com diversas configurações e formatos para exibir os anúncios, sendo elas:

1. Rede de Pesquisa

A rede de pesquisa coloca anúncios dentro do próprio buscador Google. Eles aparecem junto aos resultados de pesquisa do usuário

2. Rede de Display

Já a rede de display não aparece no Google quando é feito uma pesquisa, mas inseri os anúncios em diversos sites que participam do programa de afiliados da Google, e também no Youtube.

3. Google Shopping

O Google Shopping é uma vitrine virtual de produtos integrada ao mecanismo de buscas do Google, que apresenta ao usuário resultados assertivos, com representações visuais do produto buscado.

4. Campanhas em vídeo

Os anúncios em vídeo são exibidos no YouTube e na Web por meio do Google Ads. Com mais de 1 bilhão de usuários, o YouTube está disponível em mais de 70 países e 60 idiomas e oferece conteúdo de qualidade produzido em todo o mundo.

5. Campanha universal para aplicativos

As campanhas para apps exibem anúncios nas redes de pesquisa e de Display do Google, incluindo o Google Play (dentro de outros apps) e o YouTube. Essas campanhas geram seus anúncios com base nos detalhes do app exibidos na Google Play Store.

Quais as diferenças entre Google Ads e Facebook Ads?

A finalidade de ambas ferramentas são anunciar, converter e até mesmo fidelizar. Elas possuem objetivos basicamente iguais, mas com meios diferentes.

A grande diferença nesse caso é que enquanto o Facebook Ads trabalha, principalmente, com perfis de usuários, ou seja, idade, sexo, localização e etc, O Google Adwords trabalha com palavras-chave.

Ou seja, as campanhas nas redes sociais são segmentadas em base ao perfil real do seu público-alvo e consumidor. Por outro lado, o Google Ads faz as campanhas com os termos utilizados na pesquisa do internauta, na dúvida e necessidade real de uma pessoa.

Em qual devo anunciar?

Se você ainda tem dúvidas em qual rede deve anunciar, considere a diferença entre as ferramentas e analisar qual o seu objetivo com o anúncio.

Lembre-se que o Facebook Ads é muito eficaz em estratégias que visam aumentar o volume de leads, posicionar marca, conectar clientes, gerar interesse e construir uma boa relação com usuários que se transformarão não só em consumidores, mas em fãs.

Já o Google Adwords é extremamente eficiente para campanhas que tem o objetivo de gerar conversões de maneira geral, como vendas, captação de leads, downloads de aplicativos, e-books, entre outros.

Portanto, se você deseja se relacionar com o seu público-alvo o ideal é investir em campanhas nas redes sociais. Por outro lado, se a sua marca já é conhecida e o seu objetivo é apenas vendas, invista em campanhas no Google. 

 Dica do especialista:

O Grande diferencial de campanhas digitais é que são altamente personalizáveis e mensuráveis, permitindo para o anunciante não apenas segmentar o exato perfil de público pelo qual ele deseja ser encontrado, como também mensurar e analisar de maneira dinâmica o comportamento de seus usuários e os resultados de suas campanhas.

Sugiro antes de investir qualquer valor em anúncios uma análise do comportamento de seu consumidor, como ele busca por serviços e produtos e como ele gosta de ser abordado. Depois desta pequena análise você já terá um caminho para iniciar.

Definir o objetivo de sua campanha é um passo fundamental para que você consiga mensurar o ROI (resultado por investimento), por exemplo, se você realiza uma campanha de Branding (reconhecimento de marca) um dado importante para se analisar é o volume de impressões, já se você tem como objetivo vendas no seu e-commerce o seu ROI deve levar em consideração a quantidade de vendas realizadas através de uma campanha.

Uma dica importante é conhecer a fundo as ferramentas e os serviços que elas oferecem, se você anuncia sem conhecimento de seu funcionamento provavelmente você está “queimando” sua verba.

Outra dica significativa é não apenas focar em anúncios diretos, mas também investir em remarketing, esta é uma estratégia que permite reapresentar ofertas para consumidores que já interagiram com seu anúncio ou página em algum momento passado. O Remarketing é responsável em muitas vezes no aumento de até 35% de conversões.

E para finalizar, se não puder anunciar nas duas plataformas, anuncie apenas em uma, se não tem uma grande verba, faça pequenas campanhas, mas faça! Mas, nunca deixe de anunciar, afinal quem não é visto não é lembrado!

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