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Não é segredo para ninguém que o Google é um dos maiores mecanismos de buscas e faz parte diretamente da jornada de compras do consumidor. O que muitas pessoas não sabem é que o YouTube também faz parte da jornada e influencia na tomada de decisão.

Quer saber como o Google e o YouTube estão presentes na jornada de compras? Continue a leitura!

Como o YouTube faz parte da jornada de compras?

Podemos dizer que a jornada de compras faz parte do aprendizado, descoberta ou reconhecimento, consideração e decisão de compra. Isso significa que dificilmente alguém faz uma compra sem pesquisar antes, é isso que chamamos de jornada de compras.

A jornada de compras é dividida em 4 etapas diferentes:

  • Aprendizado:o cliente não sabe ou não tem certeza de que possui um problema ou que tem a necessidade de um produto ou de um serviço;
  • Reconhecimento:a pessoa pesquisa e tem acesso a informações que a ajudam a perceber a existência de um problema ou de uma necessidade;
  • Consideração:ao perceber que tem um problema, o consumidor segue pesquisando soluções e passa a considerar aquela que melhor se encaixa na sua necessidade;
  • Decisão:após analisar as opções do mercado, é tomada a decisão e a compra pode acontecer.

Cada etapa do funil pode-se desenvolver conteúdos diferentes, dentre eles, os vídeos no YouTube e inclui-los nos sites/blogs da empresa.

Saiba mais sobre o funil de vendas e como atrair o seu lead ideal.

Como utilizar o YouTube no funil de vendas?

O topo do funil é o momento em que o internauta está procurando algo e que talvez ele nem precise, mas surge um interesse e até mesmo ele passa perceber que precisa daquilo. Ou seja, é ai que começa uma busca incessante sobre um produto ou serviço.

É neste momento em que ele irá buscar diversos conteúdos, seja em vídeos, e-books e até mesmo pesquisas para saber quantas pessoas já compraram determinados itens.

De acordo com o site Galileu, 44% da preferência do público, o YouTube é a plataforma favorita entre aquelas que veiculam vídeos, seguida pela Netflix (22%) e pelo WhatsApp (12%)

Para entender melhor como o Google e o YouTube podem se conectar na jornada de compras, confira estes dados:

De acordo com os rankings Alexa, o YouTube é o segundo site mais visitado no mundo, ficando atrás apenas do Google, que é o proprietário da plataforma. E claro, sendo utilizado como meio de pesquisas pelos internautas.

As pessoas percorrem a jornada de compras como bem entendem, alternando entre search (procura) e vídeos de forma orgânica. 

Os internautas alternam entre o YouTube e o Google, principalmente para aprenderem na prática, ou seja, visualizando no vídeo como um produto ou serviço funcionam:

  • Ver a funcionalidade de um produto na prática
  • Saber mais sobre os produtos
  • Ver avaliações e confiáveis

A pesquisa do Think With Google mostra que, de modo geral, marcas que anunciam com vídeos em paralelo aos ads do Google Search têm uma conversão 3% maior e um custo 4% menor por aquisição de busca, em comparação com anunciantes que usam apenas os anúncios do Google Search.

Como explorar o YouTube neste caso?

Você já ouviu falar em Marketing de conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é a estratégia infalível para educar um mercado e apresentar um produto. Com isso, pode-se criar um canal no YouTube e elaborar vídeos atrativos para reter a atenção do seu público.

Ainda utilizando a estratégia do Marketing de Conteúdo, é extremamente importante “casar” os conteúdos em vídeo, adaptar o seu site e canal no YouTube para SEO, e elaborar conteúdos atrativos nas redes sociais. Todas estas etapas também fazem parte da jornada de compras do consumidor.

Quer saber quais as melhores estratégias para atrair, reter e converter o seu cliente?

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