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Uma campanha bem-sucedida começa com um ótimo planejamento e ferramentas essenciais para o sucesso da sua ação. Confira agora 5 elementos fundamentais para sua campanha de marketing!

O marketing de conteúdo é um elemento essencial em quase todas as formas de marketing digital. 

Você precisa de conteúdo para envolver seu público nas mídias sociais. Você precisa de conteúdo para promover seus produtos ou serviços por meio de anúncios pagos. Mas o desafio é desenvolver uma campanha de marketing de conteúdo que ofereça o tipo de resultado que você espera.

Aqui estão seis dos elementos mais essenciais de uma campanha de marketing de conteúdo bem-sucedida:

1) Um público-alvo definido

O marketing de conteúdo bem-sucedido tem a ver com criar conteúdo útil para o seu público-alvo, e não com mensagens de vendas altamente promocionais. De fato, o Content Marketing Institute descobriu que 90% dos profissionais de marketing B2B com melhor desempenho pretendem fornecer conteúdo que satisfaça as necessidades informacionais de seu público.

 Mas, para criar um conteúdo útil para o seu público, primeiro você precisa saber quem é o seu público e identificar o comportamento do seu consumidor.

Só assim você poderá entender quais os desejos e necessidades do seu cliente, identificando quais os canais ele mais utiliza e como se comunicar com ele.

2) Objetivos claros e mensuráveis

Se você deseja configurar uma campanha de marketing de conteúdo bem-sucedida, precisa ter uma ideia clara de como é o sucesso. É por isso que é crucial definir uma meta clara e mensurável para sua campanha, para que você saiba com o que medir seu desempenho.

Seu objetivo pode ser aumentar a conscientização da marca, aumentar a credibilidade da marca, gerar leads ou algo mais. 

Quando você entende os objetivos mais comuns de marketing de conteúdo, pode ter uma ideia melhor do que pode ser alcançado. De acordo com o estudo CMI citado anteriormente, 81% dos profissionais de marketing B2B usaram o marketing de conteúdo para criar reconhecimento da marca, por exemplo.

3) Personas relevantes do comprador

Não há como atender às necessidades de todo o seu público-alvo por meio de um único conteúdo. Seu público-alvo pode ser composto por pessoas com diferentes valores e funções. Portanto, você precisa produzir um conteúdo que atenda a cada uma de suas necessidades exclusivas, se quiser ter sucesso.

Hoje em dia, mais do que focar nos clientes de forma abrangente, ou seja, no público-alvo, deve pensar em um único cliente, aquele que quer o seu produto, porém ainda não sabe se deve comprar, chamamos este cliente de persona.  

4) Diversidade de Conteúdo

A criação de um blog é crucial para todas as estratégias de marketing de conteúdo, porque você deseja produzir postagens informativas para envolver seu público. No entanto, o tipo de conteúdo que você deve usar para sua campanha não termina apenas nas postagens do blog. Nem todo mundo pode estar interessado em ler as postagens do seu blog; alguns podem preferir conteúdo visual e outros podem gostar de conteúdo de áudio.

5) Canais ideais para a distribuição do conteúdo

O marketing de conteúdo não termina apenas no desenvolvimento de conteúdo, em sua distribuição e segmentação da campanha. 

Para garantir que seu conteúdo alcance o maior número possível de pessoas, para que ele gere reconhecimento da marca e engajamento, e possivelmente até conversões. Portanto, é necessário verificar se você possui uma estratégia eficaz para distribuir e promover seu conteúdo.

Distribuir o seu conteúdo no canal certo irá permitir a maior visualização e engajamento com o seu conteúdo.

Entenda qual o canal o seu público está, qual seu tipo de conteúdo preferido: fotos, vídeos, infográficos e etc. e invista neste segmento.

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