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Saber o que o seu público alvo deseja e utilizar isso para influenciar na decisão de compra é o que muitos profissionais de marketing e venda deseja, não é verdade? Mas, você sabe o que realmente pode interferir na decisão de escolha do seu consumidor?

Para isso é necessário conhecer o seu público, não de modo superficial, mas a fundo e saber quais as suas dores, por que ele deve adquirir o seu produto/serviço e muitas outras questões que você precisa levantar e saber e, então, vender o seu produto.

Antes de tudo, você precisa saber que em cada 10 pessoas, apenas 3 são consumidores conscientes, é o que aponta  pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), ou seja, muitas pessoas são influenciadas a comprar para satisfazer o seu desejo, não pela real necessidade.

Fatores que influenciam a decisão de compra

1 – Conhecer e entender o seu público

Saber quem é o seu público alvo e persona são fatores que podem influenciar nas decisões de compras, principalmente por você direcionar campanhas inteligentes voltadas às necessidades do seu comprador. Portanto, mais do que saber a região e idade do seu público, saiba quais são as suas dores, o seu maior desejo e o que seu produto pode oferecer na vida de quem compra.

2 – Influenciadores

Eles estão por todos os lados e como o próprio nome diz, possuem o papel de influenciar na decisão de compra. Os influenciadores podem ser pessoas famosas e artistas ou não, basta dominar um nicho e estar presente em um canal de comunicação.

Atualmente, além dos artistas, há muitas pessoas com o papel de influenciar através das redes sociais, os canais mais utilizados neste meio são o Instagram e YouTube – estes, possuem o poder maior de influenciar os jovens.

3 – Classe social

A classe social é outro ponto importante para determinar como o consumidor vai se posicionar diante de certos produtos e serviços.

A tendência é que quanto mais baixa a condição financeira, mais restrita vai ser a visão do consumidor quanto ao que é necessário comprar. Ao passo que essa condição melhora, novas possibilidades se abrem e mesmo serviços e produtos considerados Premium passam a entrar no radar do consumidor.

4 – Família e amigos

Pessoas próximas também podem influenciar na decisão de compra. Um dado importante apontando pela Infobase Interativa é que um cliente infeliz conta a sua experiência ruim para as 15 pessoas mais próximas, ou seja, familiares e amigos.

Portanto, um bom atendimento é capaz de fidelizar um consumidor e atrair novos clientes para o seu estabelecimento.

Este é o famoso marketing boca a boca, onde o seu cliente te indica para outro possível cliente.

 Conhecer quais são os hábitos do seu público é o fator crucial para conquistá-lo e torná-lo seu consumidor.

Os hábitos mudaram os comportamentos já não são iguais ao que era cerca de cinco anos atrás e pode ter certeza, que daqui cinco anos tudo estará diferente novamente. Por isso, se adaptar as mudanças do mercado é crucial vender mais e acompanhar a mudança do seu consumidor.

Outros dados importantes para você conhecer o seu cliente é saber que pessoas com menos de 35 anos interagem com suas marcas preferidas nas redes sociais, além disso, 62% dos consumidores online são fieis as suas marcas preferidas. Ou seja, a sua empresa precisa marcar presença digital.

Não sabe como fazer isso, procure uma empresa especialista em marketing digital.

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