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Chegou o final de ano, período em que muitas empresas esperam vender mais e com isso lucrar mais. Uma das táticas mais adotadas neste período do ano é a prática de criar promoções.

Fazer ofertas e criar promoções pode até fazer parte do cotidiano de alguns vendedores, mas é preciso ter cautela com a prática e ter atenção em alguns aspectos, como nas regras para promoções e sorteios, além disso, as ofertas devem estar de acordo com o prometido.

Pensando em alguns hábitos que podem ser errados e a empresa ser prejudicada, separamos 5 dicas para você acertar nas vendas do final de ano.

Veja!

1 – Cuidado com os sorteios:

Começamos com essa primeira dica, pois muitas empresas promovem sorteios em redes sociais ou até mesmo em lojas físicas, mas não conhecem as regras para esta ação. De acordo com a lei a Caixa Econômica Federal ou a Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) sejam consultadas pelas empresas antes que elas façam qualquer tipo de concurso comercial que envolva a distribuição gratuita de prêmios e brindes. Portanto, cuidado antes de criar ações que envolvam sorteios e premiações.

2 – Objetivo:

Como tudo na vida precisa ser feito com planejamento e objetivo, elaborar promoções e ofertas também. O primeiro passo é saber o porquê da ação: o estoque está cheio? Ou está próximo de datas comemorativas? Para as duas perguntas é necessário um planejamento, por exemplo: se uma empresa vende alimentos, é necessário fazer a promoção antes de dava do vencimento e não depois, ok? Caso seja em datas comemorativas a empresa deve preparar os funcionários para a demanda e se possível, contratar mais mão de obra para a demanda.

3 – Promoções relâmpagos:

Promoções relâmpagos podem ser excelentes seja em lojas físicas ou online. O importante para esta ação é fazê-la, de preferência, no dia de maior movimento do local. Uma técnica que deve ser utilizada em promoções relâmpagos é causar o senso de urgência em seus clientes, fazendo que eles precisem comprar o seu produto naquela hora.

4 – Promoções exclusivas:

Exclusividade é um excelente caminho para a fidelização do cliente. Ao perceber que determinada promoção foi feita exclusivamente para ele, mesmo que se estenda a um grupo maior de pessoas, ele se sente especial e passa a curtir sua loja. Essa promoção pode ser feita para pessoas que te seguem nas redes sociais ou até mesmo que sejam cadastradas em sua loja, por exemplo.

5 – Divulgação:

Capriche na divulgação! Não adianta você criar uma promoção arrasadora e não divulga-la. Utilize as redes sociais, coloque cartazes em seu estabelecimento e por que não utilizar métodos antigos como alguém anunciando com microfone dentro da loja? Além de ser ótimo para a divulgação da empresa, esse tipo de divulgação também é capaz de gerar o senso de urgência nas pessoas.

Com todas as dicas acima, não se esqueça do primordial: as promoções são importantes e precisam ser desenvolvidas com o máximo de estratégia e confiança possível para que, dessa forma, os resultados cheguem alegrando a todos.

Gostou das dicas acima e quer uma consultoria? Entre em contato conosco!