fbpx

Um bom atendimento no ponto de vendas, ou seja, no seu estabelecimento é mais eficaz e assertivo do que preço baixo, é o que aponta pesquisas.

Confira no artigo completo a importância e como fazer um bom atendimento no PDV!

De acordo com a pesquisa realizada em 2018 pela empresa Neoassist, 68% dos consumidores gastariam até 20% a mais para ter um bom atendimento no ponto de vendas. Ou seja, um atendimento eficaz é ideal para atrair e fidelizar o seu consumidor.

Encante e fidelize com um bom atendimento

Ficou comprovado que muitas pessoas optam por qualidade no atendimento. No mesmo estudo, sete em cada dez consumidores disseram que ainda sonham com o dia em que serão melhores atendidos.

Captar novos clientes e fidelizar aqueles que já compraram de você exige inúmeros fatores, dentre eles estão: educação, honestidade e qualidade no atendimento e no produto.

É importante ressaltar que tudo isso é uma obrigação tanto da empresa, quanto dos funcionários.

Existem técnicas que visam a atração do seu consumidor até sua empresa, seja por meio de campanhas digitais ou na loja físicas.

Mas, de nada adianta levá-lo até seu estabelecimento e o mesmo não ser bem atendido. Não ter um bom funcionário ajudá-lo ou o mesmo prestar um péssimo atendimento.

Estes são hábitos que fazem pessoas interessadas em sua empresa desistir de efetuar a compra e até mesmo difamar seu negócio posteriormente – o que é prejudicial para seu estabelecimento.

Um bom atendimento no ponto de vendas converte, encanta e fideliza o consumidor! 

Sem mais delongas, separamos 4 dicas essenciais para você fazer um bom atendimento no PDV!


1 – Entenda o consumidor

Para fazer um bom atendimento é necessário compreender o seu consumidor.

Mesmo que você ou seus funcionários não o conheça, pergunte o que ele procura, se tem algum produto em especial que ele (a) queira e veja no que mais a sua empresa possa o ajudar.

É válido ressaltar que não estamos sugerindo que sua equipe seja insistente e tente vender algo a qualquer custo, pelo contrário. Deixar o cliente livre e entender o que ele procura é essencial para sua fidelização.

2 – Tenha uma equipe motivada

Atender é servir. Por isso é importante que sua empresa contrate pessoas que sintam prazer em servir e atender.

A sua empresa pode ser a melhor em seu nicho, mas se não contar com profissionais que representam a marca e vestem a camisa nada adiantará.

A equipe de atendimento ao cliente deve ser uma unidade transformadora dentro da empresa, onde os problemas e dúvidas são transformados em conversão, satisfação e fidelização do consumidor. 

3 – Atendimento humanizado

Um dos principais motivos que afetam a qualidade do atendimento são os atendentes robotizados, aqueles que são treinados e falam sempre a mesma resposta, com um único objetivo: vender!

Um atendimento humanizado prioriza o cliente, antecipa suas necessidades e oferece o melhor a ele, sem o força

4 – Pós-Venda eficiente

O pós-venda é um processo que se inicia logo após a venda de um produto ou serviço, é a maneira mais eficiente de fidelizar a pessoa que acabou de efetuar a compra.

De acordo com Philip Kotler um dos maiores especialistas de marketing do mundo, conquistar novos clientes é de 5 a 7 vezes mais caro do que manter clientes que já compraram de você.

Após um bom atendimento, onde o cliente finalizou a compra já é necessário fazer o pós-venda. Oferecendo algum desconto para a próxima compra.

Outra dica valiosa para fidelizar com o pós-venda é adquirir seus dados para enviar novidades, dicas e promoções.

 Dica extra: Todos nós somos consumidores!

Tenha o hábito de colocar-se no lugar do seu cliente, como você gostaria de ser tratado quando vai ao um estabelecimento? Gosta de ser recebido com profissionais mal qualificados ou prefere ser bem atendido?

Analisar estes fatores permite que você se identifique com o seu consumidor e ofereça a ele a experiência que você deseja ter como cliente.

Para mais dicas valiosas, entre em contato conosco!

Fale com a Compor

10 + 15 =