Escolha uma Página

Se você tem um site provavelmente já ouviu alguém falar esse termo, muitas vezes agências e profissionais de marketing digital vendem este serviço e o cliente não entende muito bem suas vantagens, e ligam a o termo SEO em “aparecer no Google”.

Não deixa de ser um raciocínio correto, afinal, uma boa execução do SEO irá refletir diretamente no posicionamento nos resultados de busca não apenas do Google como de outros buscadores, como: Yahoo e Bing.
SEO é a abreviação para o termo em inglês: Search Engine Optimization que em português ficaria: Otimização para mecanismos de busca. Para entender melhor o que é SEO e seus benéficos é preciso entender um pouco de como funcionam os mecanismos de busca.

O Google, por exemplo, oferece dois tipos de resultados quando efetuamos uma pesquisa, os links patrocinados, que são aqueles que aparecem no topo da busca e algumas vezes do lado e os links orgânicos.

O link patrocinado assim como o nome já diz, são anúncios pagos para aparecer em determinadas buscas do Google. É uma maneira muito interessante de se anunciar e aumentar suas vendas.

Já os links orgânicos são os resultados oferecidos pelo Google de maneira gratuita. Toda vez que você efetua uma busca no buscador ele faz algo parecido com um leilão, onde ele avalia algumas características de milhões de sites como, por exemplo: a qualidade do conteúdo, a fluidez dos códigos, a autoridade do site, e até mesmo a relevância do conteúdo para o usuário que efetuou a busca, isso em milésimos de segundos.

É através deste “leilão” que o Google determina a posição do site em sua página de resultados.

O SEO é um conjunto de estratégias e técnicas que melhoram os atributos do site e o faz com que o Google melhor o avalie em seus leilões, deste modo melhorando o posicionamento dele em sua página de resultados.

Palavra-Chave

Palavra Chave é a palavra ou conjunto de palavras pelas quais você quer se encontrado em uma busca no Google. A escolha adequada destas palavras tais como sua aplicação no site é fundamental para que você consiga os resultados esperados em sua estratégia SEO.

On-Page

São as praticas e recursos aplicados em seu código fonte. Muitas vezes invisível aos usuários do site as técnicas de SEO on-page garantem um melhor posicionamento nas buscas.

Engajamento Social

Em tempos de mídia social hiper ativas, onde milhões de usuários curtem e compartilham conteúdo o tempo todo é muito importante buscar por estas ferramentas e seus usuários. Quanto maior for seu engajamento social, com certeza melhor será seu posicionamento nos resultados de uma busca do Google.

Link Building

Conseguir links e oferecer links é uma ótima estratégia para aumentar sua autoridade perante os mecanismos de busca. Assim como em artigos acadêmicos onde as citações engrandecem os pesquisadores, para o Google, pessoas e sites citando uma página aumentam a autoridade de seu conteúdo, o que acarreta em um melhor posicionamento na página de resultados.

Analise dos Resultados

Acompanhar os resultados e analisar os números obtidos é parte fundamental de uma estratégia SEO, é através dos resultados obtidos que podemos averiguar quais os pontos fortes e quais os pontos que ainda podem ser melhorados.

SEO me coloca na primeira página do Google?

Essa é uma afirmação que não pode ser feita. Como falei, o SEO é um conjunto de ferramentas e técnicas que aplicadas de maneira correta podem sim te colocar na primeira página do Google, porém, para que isso aconteça também é preciso levar em consideração outros fatores.

O Google executa um leilão para determinar qual a posição de um site em seus resultados e ele leva em consideração muitos fatores como já mencionei. A maneira como o Google faz essa analise e as notas obtidas por um site em seu leilão é impossível de se saber ao certo.

Através da experiência dos profissionais que lidam diariamente com otimização de sites e algumas ferramentas em sua grande maioria pagas é possível se fazer alguns tipos de analises que permitem criar as estratégias adequadas para melhorar o ranqueamento de um site.

Por isso, se alguém afirmar que vai colocar seu site na primeira página do Google em pouco tempo desconfie.

SEO ajuda no Adwords?

Sim, o SEO ajuda em campanhas patrocinadas porque um dos critérios utilizados pelo Google em seu leilão patrocinado é a qualidade da página destino do anuncio.

Isso significa que páginas destino com as técnicas SEO bem aplicadas podem ter uma melhor avaliação neste quesito e inclusive se posicionar a frente de páginas que oferecem um valor maior por clique.