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O E-mail marketing é uma das melhores ferramentas para a distribuição de conteúdo, promoções ou mesmo como método para promover um melhor engajamento com seu cliente.
Apesar de ser ainda uma das praticas mais adotadas por diversos segmentos para buscar novos usuários está não é mais a melhor ferramenta para este objetivo.
Para quem já atua há bastante tempo com marketing digital a pratica de se comprar listas de e-mails segmentadas para distribuição de campanhas era bem comum até algum tempo atrás, porém atualmente esta prática já não é bem vista e se tornou muito pouco efetiva.
Ainda hoje há muita oferta de listas com até 10.000.000 de e-mails ou mais por preços bem acessíveis, porém optar por estas listas não é certeza de bons resultados, muito pelo contrario.
Os custos para o envio de uma campanha deste porte podem chegar à casa dos milhares de reais e muitos destes e-mails estão inativos ou nem existem mais.
Além disso, enviar e-mails marketing para usuários que não solicitaram tal serviço pode ser considerado invasivo por alguns usuários e na maioria das vezes não chegam a ser abertos.
Com as novas atualizações de segurança nos servidores de e-mail e devido ao comportamento dos usuários obter resultados satisfatórios com o e-mail marketing se tornou algo que exige ainda mais estratégia e pratica por parte dos profissionais da área.

Vantagens do E-Mail Marketing:

Altamente Mensurável
O e-mail marketing é uma ferramenta que permite uma analise profunda dos resultados, permitindo ao gestor da campanha acompanhar a taxa de abertura, os cliques em links e o envolvimento dos usuários em cada campanha.

Publico Segmentado
Utilizando as estratégias corretas para o disparo de campanhas de e-mail marketing é possível segmentar o publico desejado para cada tipo de campanha, aumentando a taxa de conversão significativamente.

Resposta Rápida
Assim como praticamente tudo no mundo digital a resposta dos usuários é praticamente imediata ao disparo da campanha.

Custo Beneficio
As campanhas de e-mail marketing oferecem um custo beneficio muito satisfatório comparado aos meios tradicionais de publicidade. Compare por exemplo o custo do disparo de um e-mail com o custo de envio de um panfleto, deste modo poderá perceber a viabilidade desta ferramenta

O que é preciso para se fazer uma campanha eficiente de E-Mail Marketing?

Captação de E-Mails Qualificados

Como já falamos anteriormente mais vale sempre relembrar a compra de pacotes com milhares ou milhões de e-mails irá fazer apenas com que você gaste mais e não consiga conquistar os resultados desejados.

A utilização de estratégias para “fisgar” e-mails qualificados é um dos diferenciais que poderão tornar sua campanha um sucesso.

Afinal, o que são e-mails qualificados?

São e-mails de usuários que atendam os pré-requisitos para os produtos que você oferece, por exemplo, se você tem uma barbearia especializada e gostaria de fazer uma campanha para atrair mais publico para sua loja alguns fatores precisam ser considerados para segmentar um publico qualificado.

Sexo – Seu negocio atende o publico masculino.

Localização – por ser um negócio local, não seria vantagem divulgar em outras cidades.

Faixa etária – Seu publico tem uma idade mínima, divulgar abaixo desta idade apenas irá acarretar e mais custos.

Esses são exemplos de filtros que podem ser utilizados para segmentar um publico e o tornar qualificado a receber seus anúncios.

Diferente dos e-mails normais que enviamos diariamente através de nossos e-mails corporativos ou do Gmail o e-mail marketing precisa de ferramentas mais complexas para garantir os bons resultados de uma campanha.

Enquanto em nosso cotidiano nós enviamos e-mails para 1 pessoa ou um grupo pequeno ao mesmo tempo em uma campanha de e-mail marketing as vezes enviamos milhares de e-mails de uma só vez.

Para que isso seja possível e para que os e-mails da campanha não sejam considerados como SPAM é necessário que o servidor seja confiável, estável e consiga controlar o fluxo de disparos.

Utilizar um servidor inadequado para uma campanha pode acarretar em prejuízos para você que terá um numero maior de e-mails em caixa de spam e para o servidor que pode ficar mal visto perante os firewalls dos controladores de e-mail.

Servidor de E-Mail Marketing

Um servidor é a grosso modo, como um computador comum, porém com capacidade de processamento maior do que os desktops que possuímos em nossas mesas.

Existem diversos tipos de servidores com objetivos diferentes, por exemplo, o servidor de hospedagem que é o equipamento onde os arquivos de seu site ficam armazenados. Esse servidor precisa ficar ligado 24 horas por dia, além de necessitar de uma conexão segura e rápida com a internet que seja capaz de atender a todos os usuários que acessarem sua página.

Para o serviço de e-mail marketing é necessário um servidor próprio, com as ferramentas certas.

Existem muitas empresas que oferecem o serviço de disparo de e-mail marketing, porém é preciso se certificar que o servidor tem uma boa reputação e é confiável.

Servidores ruins podem resultar em muitos e-mails indo direto para caixa de SPAM, o que diminuiria os resultados de uma campanhas.

Conclusão

Para fazer uma campanha eficiente de e-mail marketing precisamos primeiramente captar um público segmentado, que realmente tenha interesse no produto que iremos oferecer.

Podemos conquistar esses e-mails através de campanhas online como promoções, sorteios ou mesmo troca-los por um conteúdo como um e-book.

Com uma lista de e-mails adequada, o próximo passo é buscar um bom servidor para executar o disparo, lembrando que muitas empresas oferecem esse serviço porém não o executam tão bem. Recomendo que você faça uma pesquisa para a escolha do servidor, levando em consideração a reputação do mesmo junto a usuários mais experientes. As vezes é melhor investir um pouco mais em um bom servidor para obter um melhor resultado com a campanha.