Entender o que é lead e onde ele está no funil de vendas da sua empresa, faz parte das estratégias do marketing digital que visa atrair o seu potencial cliente e possivelmente, torná-lo consumidor fiel.  

A nutrição de Leads consiste em enviar, de forma automatizada e consciente, uma quantidade de conteúdos relacionados aos que o usuário demonstrou interesse, ou seja, entender de acordo com a sua pesquisa o que ele precisa e qual a sua dor.

Quer saber o que é lead e qual a importância de nutri-lo?

Continue a leitura!

Os leads são contatos identificados de consumidores que deixaram informações pessoais e/ou profissionais, como nome, e-mail, ou telefone, em troca de alguma recompensa oferecida pela empresa. É denominado lead aquela pessoa que ainda não é seu cliente.

Por que é importante nutrir os leads?

O objetivo é fazer com que os leads que ainda não estão prontos para a tomada de decisão entendam que precisa agir, ou seja, compreendam que precisa do seu produto de qualquer maneira e realize a compra.

Um dos principais motivos de nutrir os leads é aperfeiçoar e otimizar o tempo dos vendedores, diminuindo ciclo de venda, pois o time comercial trabalha apenas com leads amadurecidos, enquanto o de marketing foca na nutrição dos que ainda não estão prontos para avançarem no funil de vendas.

Além disso, nutrir o lead é sinal de que realmente a sua empresa é especialista no mercado e entende a dor da sua persona. Dessa maneira, o seu potencial cliente entenderá que precisa de qualquer maneira do seu produto e assim, se tornará um consumidor fiel da sua marca.

Por isso, utilizar o marketing digital e entender como funciona o funil de vendas é ideal para o crescimento da sua empresa, principalmente online.

Vantagens de nutrir os leads:

  • Facilidade e economia do time de vendas
  • Envio de e-mails segmentados e com conteúdos relevantes
  • Estabelecimento do follow-up de maneira organizada e disciplinada
  • Geração de maior volume e qualificação de oportunidades de negócio
  • Diminuição do ciclo de vendas, além de possibilitar aumento do ticket médio
  • Capacidade de analisar os resultados e otimizar o processo

 Como nutrir os leads adequadamente? Confira o passo a passo:

Passo 1: Liste o objetivo da sua campanha de e-mail marketing

Passo 2: Determine qual será a persona para fazer a segmentação

Passo 3: Determine quais serão os conteúdos e gatilhos para o disparo de e-mails

Passo 4: Defina quais ofertas serão enviadas em cada estágio

Passo 5: Determine o tempo de duração da campanha de e-mail marketing e a régua de relacionamento, ou seja, o intervalo entre cada mensagem.

Há diversas maneiras para realizar a comunicação direta, enquanto o lead interage no seu site ele deixa pistas de qual processo do funil de vendas ele está e assim é mais fácil para a interação, além disso, neste momento você já pode pedir alguns dados mais específicos ou relevantes para seu negócio, além dos que você já possui.

Comunicação direta e nutrir de maneira ideal o lead

  • E-mail marketing (de acordo com a etapa do lead no funil de vendas)
  • Artigos
  • Webnars – vídeo em tempo real
  • Mini vídeos inseridos diretamente no site
  • Cases de clientes – Também pode utilizar publicar no site e nas redes sociais
  • E-books repletos de informações e ricos em detalhes
  • Teste grátis do seu serviço
  • Redes sociais

Todos esses canais permitem a comunicação direta com o seu futuro cliente, sendo assim, desenvolva conteúdos relevantes e produza vídeos atrativos. Lembre-se, alguém que acessou a sua rede social ou site e te entregou os seus dados pessoais é porque, de alguma forma, tem interesse nos seus serviços ou produtos. Então, produza conteúdos para atraí-los, convertê-los, conquistá-los e fidelizá-los.