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Você ainda não utiliza o WhatsApp como meio de vendas? Então, saiba que você pode estar atrás de seus concorrentes! Isso porque este aplicativo de mensagens é um dos mais utilizados no Brasil e muitas empresas já utiliza o App como estratégias para vender mais.

Quer saber como aumentar o lucro do seu negócio utilizando o WhatsApp?

É só continuar a leitura!

O uso de listas de transmissões, gatilhos mentais, imagens e textos, são estratégias excelentes para aumentar o lucro de sua empresa! Com estas técnicas você pode aperfeiçoar a comunicação com os clientes e leads e, assim, aumentar as suas vendas.

Se você ainda não faz uso do App, comece agora mesmo e não fique atrás de seus concorrentes!

Atualmente o WhatsApp pertence ao Facebook, após uma negociação bilionária que aconteceu em 2014, Mark Zuckerberg comprou o App de mensagens. Hoje, os usuários da ferramenta trocam mais de 42 bilhões de mensagens todos os dias em mais de 1 bilhão de grupos existentes.

No Brasil, mais de 100 milhões de pessoas estão usando o WhatsApp. É como se um a cada dois brasileiros usassem o aplicativo. O potencial de mercado para vendas utilizando esse aplicativo é gigantesco.

Muitas empresas já passaram a usar o WhatsApp como principal meio de comunicação com seus clientes, pois o mercado acabou se adaptou a esta situação. A expansão para este cenário é tão grande que empresas passaram a oferecer cursos e treinamentos para o uso de vendas por meio deste aplicativo.

Pesquisas apontam que uma pessoa pode visualizar a sua conta no WhatsApp de 70 a 150 vezes no dia. Números impressionantes, não?

Mas e o seu negócio vai ficar de fora desse mercado? Para que isso não aconteça, elaboramos 7 dicas para você vender mais e melhor utilizando seu WhatsApp. Confira!

1- Utilize listas de transmissão e não grupos

O WhatsApp permite que você crie listas de transmissão para enviar a mesma mensagem para vários contatos ao mesmo tempo. Apesar da “transmissão” criada ficar fixa como um contato em sua lista do WhatsApp, parecida com os grupos, tudo o que você enviar chegará como uma mensagem individual para eles, e o que lhe responderem também virá como uma conversa individual. Isso é muito legal porque você consegue a atenção do seu cliente que vai acabar vendo sua mensagem de uma forma ou de outra.

Em resultados de interação com o cliente, os números de uma lista de transmissão quando comparados com números de grupos é muito melhor. Afinal, quem aqui nunca se sentiu incomodado em estar naquele grupo, somente para agradar alguém? Com aquelas mensagens correntes que foi enviada para o grupo? Com aquele gif animado de um bom dia? Claro que existem grupos que funcionam muito bem, mas falando em vendas, as pessoas tendem a se incomodar com a frequência de mensagens de um grupo.

É muito importante usar o bom senso para enviar as mensagens na lista de transmissão. Ofereça conteúdo interessante ao seu público e as vendas ocorrerão naturalmente, pois uma lista de transmissão criada de forma errada, pode não ter os resultados esperados.

 

2- Ofereça conteúdo

É importante criar conteúdos atrativos com áudios, vídeos, textos, imagens reais do produto e buscar também divulgar os perfis das suas outras redes sociais na própria lista. Uma boa estratégia é fazer um resumo de uma postagem em seu blog ou enviar um vídeo com os benefícios do seu produto. Tenha cuidado com os números, nada de exagerar na quantidade de postagens. Muitas pessoas pela euforia e ânsia de criar resultados rápidos tendem a enviar massivamente muitas mensagens, mas é necessário usar o bom senso e não extrapolar. Existem negócios que uma única mensagem por semana basta, já outros podem demandar um número maior. Para entender o melhor resultado para o seu negócio você precisa interagir com o cliente e, a partir disto, compreender seu comportamento para encontrar a melhor estratégia.

O ideal é criar várias listas e montar um funil de vendas para os clientes prospectados.

 

3- Utilize o WhatsApp Web

Muitas pessoas ainda não sabem, mas é possível acessar o seu WhatsApp na tela de qualquer computador, em outras palavras você pode transmitir a sua tela do celular para um ambiente no computador, chamado WhatsApp Web.

Esse processo é relativamente simples: Com seu celular, você lerá o QR Code que o site https://web.whatsapp.com/ oferecerá e, desta forma, já conseguirá acessar a sua tela do aplicativo. Isso pode facilitar bastante à administração das suas listas de transmissões, grupos e até mesmo as gerações de conteúdos.

 

4- Construindo audiência via Instagram e Facebook

Utilizar o Facebook e o Instagram para capturar contatos de clientes e que façam com que eles gravem o seu número no celular para que você possa trabalhar em listas. Um exemplo, é a seguinte publicação “Entre em contato conosco no WhatsApp 16 XXXX-XXXX e envie o código #promo para ganhar 15% de desconto em compras na nossa loja.”

Para ter direito a promoção o cliente terá que salvar o seu contato e enviar a mensagem. Essa estratégia de negócio chama-se “Confirmação dupla”, pois executando estas ações o cliente confirma o interesse no seu negócio 2x, uma pela rede social (Instagram ou Facebook) e outra no WhatsApp.

 

5- Estratégias em site com captura

Hoje muitas empresas usam páginas de captura ou Landing Pages, para capturar leads de maneira eficaz e assertiva, sem correr risco de ser uma informação incorreta. Portanto não deixe passar, adicione o campo de WhatsApp na sua página de captura.

Estas páginas de capturas são usadas para e oferecer recompensas digitais como: E-book, artigos, dicas, infográficos, vídeo, entre outras. Geralmente, essas recompensas oferecem valor ao cliente.

6- Texto e imagem são importantes

Criar mensagens persuasivas muitas vezes pode ser complicado e não é uma tarefa fácil. Hoje, o uso de imagens reais do seu produto e um texto bem escrito com informações organizadas e com todas as informações necessárias para a venda do seu produto/serviço, pode valorizar o seu contato. Imagens não reais e textos confusos, podem gerar desinteresse e até mesmo rejeição do seu cliente. Portanto, antes da alimentação da sua lista e envio das mensagens, certifique-se de ter textos e imagens condizentes com o conteúdo, ok?

Uma sugestão é investir em algum curso de redação e fotografia básica, pois um texto bem feito e uma imagem bem produzida podem fazer com que as pessoas se sintam muito mais atraídas pelo o que você está vendendo.

7- Gatilhos mentais: Um diferencial para alavancar suas vendas

Gatilhos mentais são técnicas de persuasão que se relacionam com aspectos instintivos, emocionais e sociais presentes em todos os seres humanos. Quem aqui nunca comprou algo e que no final não precisava?

Através dos gatilhos, você é capaz de engajar seu público em seu negócio e aumentar suas  vendas quebrando as objeções dos clientes.

Abaixo listamos 5 exemplos de gatilhos para você quebrar as objeções com seus clientes e vender mais com o WhatsApp.

Gatilho da Escassez e da Urgência 

O gatilho mental da escassez e urgência, como o próprio nome diz torna a ação rápida, ou seja, faz o público entender que se não realizar a compra naquele momento ele perderá o prazo. Veja os exemplos: “Últimas unidades”, “corram que é só até o próximo final de semana”, “É agora ou nunca”, “Só Amanhã”, estes são exemplos de gatilhos de escassez e urgência. As pessoas tendem a comprar, pois elas não querem deixar de ter uma condição que é limitada e deixar que outras pessoas comprem no lugar delas.

Gatilho da Prova Social

Muitas pessoas consomem produtos/serviços por audiência da marca. Nesse caso, utilize seu o número de seguidores, pessoas usando o seu produto, depoimentos e avaliações de clientes. Isso se chama prova social, onde o cliente é convencido que o seu produto realmente é bom, através da prova de sua audiência. A prova social também é conhecida como influência, POIS produz o pensamento: “se eles estão fazendo, vou fazer também”.

Gatilho da Garantia

Nunca, jamais e em hipótese alguma deixe de oferecer garantia do seu produto. Já viu como os vendedores dos programas de TV oferecem os produtos? “Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!”, esse é um gatilho mental muito poderoso, pois garante a eficiência do produto com total convicção.

Gatilho da Novidade

Crie listas divulgando lançamentos, novos produtos/serviços, novas instalações e etc. Isso na cabeça do cliente funciona como se ele tivesse saindo na frente dos demais. A Apple é um ótimo exemplo para este gatilho, sempre fazendo pré-lançamentos de produtos e de forma recorrente apresentando novidades no mercado. Observe como você pode aplicar isso em seu negócio.

Gatilho da Autoridade

Sabe aquela propaganda “Quem usa Tigre é autoridade no assunto”? Este gatilho é usado para que você se posicione como autoridade no seu segmento, as pessoas tendem a preferir marcas que possuem autoridade em seu mercado. Atue como uma autoridade do nicho em que você está inserido.

 

Para utilizar os gatilhos mentais é necessário ser completamente verdadeiro com o seu público, não adianta fazer uma promoção utilizando a técnica de urgência e depois prorrogar os prazos da campanha, isso acaba com a credibilidade da empresa.

Portanto, faça uso de um dos aplicativos mais utilizados no país e sai na frente dos seus concorrentes de maneira eficaz e assertiva.

Se precisar de uma consultoria de como utilizar estas estratégias ou quiser contratar uma agência especializada em marketing digital, entre em contato com a gente!