A missão de atrair e conquistar novos clientes não é fácil, com o crescente aumento de acesso à internet por parte dos consumidores, as empresas precisaram mudar sua maneira de se relacionar com seu público, divulgar seus produtos e promover sua marca.

Atrair usuários para seu site, fanpage e outros canais de comunicação de sua empresa passou a ser a meta de muitos negócios, e mais do que isso, conhecer seu usuário e transformá-lo em lead tornou-se o grande desafio do marketing.

Entender o que é lead e onde ele está no funil de vendas da sua empresa, faz parte das estratégias do inbound marketing ou, como é conhecido, marketing de atração, com estratégias direcionadas para atrair, conquistar e fidelizar o seu potencial cliente.

De modo simplificado, o lead é uma pessoa que acessa seu site, blog ou redes sociais e está disposto a saber mais sobre seus produtos ou serviços e permite a comunicação entre vocês.

Como saber quem é seu potencial cliente?

Seu potencial cliente é alguém que demonstrou em um determinado momento interesse nos serviços oferecidos pela sua empresa na internet.

É considerado lead a pessoa que acessa a página de uma empresa e fornece suas informações pessoais, como e-mail, nome e telefone, isso demonstra por parte do usuário que ele tem interesse em algum serviço ou produto e permite que a empresa entre em contato, por meio das informações fornecidas.

Um exemplo bastante comum para captar os leads ideais é utilizar Call to actions, (chamadas para ações), “forçando” o visitante fornecer na página de captura seus dados para receber algo em troca, normalmente e-books ricos em informações, ou mais detalhes sobre um produto ou serviço.

Com isso, lead se tornou sinônimo de qualquer visitante que informe seus contatos em troca de algum tipo de conteúdo. Lead também pode ser definido como alguém que entra em contato com a sua empresa interessado em mais informações sobre o seu produto ou serviço. Antes de ser considerado lead estas pessoas são chamadas de visitantes, pois ainda estão no topo do funil.

Mas, afinal, por que saber o que é lead?

Conhecer o lead e executar estratégias para atrair o visitante através do funil de vendas faz parte das técnicas aplicadas no Inbound marketing ou marketing e atração, que nada mais é do que produzir conteúdos atrativos para aproximar, converter e fidelizar o seu potencial cliente.

É importante entender que as etapas do funil de vendas são diferentes e cada visitante se comporta de uma maneira. Dessa forma, é importante conhecer cada uma das etapas do funil, são eles: topo, meio e fundo. <br> <br>
De modo simplificado, o topo do funil de vendas é baseado no interesse do visitante em algo do seu site, por exemplo, tirar uma dúvida de como usar o produto ou até mesmo, conhecer mais sobre seu negócio. Ou seja, é uma dúvida e que pode ser respondida de maneira rápida e direta. Por isso, é importante criar conteúdos estrategicamente pensados para cada etapa do funil.

No meio do funil, o usuário já não é mais identificado como visitante, é considerado lead, sendo assim, faltam poucas etapas para torná-lo seu cliente. Nessa etapa, é importante produzir conteúdos bem elaborados, evidenciado sua autoridade sobre aquele tema para nutrir seu lead e assim levá-lo a próxima etapa em seu funil: a conversão!

O importante em conhecer estas estratégias do inbound marketing é poder nutrir os seus potenciais clientes de conteúdos atrativos e relevantes. Diferentemente da publicidade tradicional, onde as empresas só querem vender os produtos e não tem preocupação em informar e se relacionar com seus clientes.

O fundo do funil é o momento que o lead está muito próximo para realizar a compra e se tornar seu cliente, este é o momento em que você deve se comunicar diretamente com ele. Após os passos anteriores em que o nutriu com conteúdos atrativos e o educou para seu mercado, agora a conversa pode ser direta, ou seja, você já pode vender o seu produto ou serviço, exemplo: a publicidade tradicional.

Há diversas maneiras para realizar a comunicação direta, enquanto o lead interage no seu site ele deixa pistas de qual processo do funil de vendas ele está e assim é mais fácil para a interação, além disso, neste momento você já pode pedir alguns dados mais específicos ou relevantes para seu negócio, além dos que você já possui.

O que utilizar na comunicação direta?

  • Webnars – vídeo em tempo real
  • Mini vídeos inseridos diretamente no site
  • Cases de clientes – Também pode utilizar publicar no site e nas redes sociais
  • E-books repletos de informações e ricos em detalhes
  • Teste grátis do seu serviço
  • Redes sociais

Todos esses canais permitem a comunicação direta com o seu futuro cliente, sendo assim, desenvolva conteúdos relevantes e produza vídeos atrativos. Lembre-se, alguém que acessou a sua rede social ou site e te entregou os seus dados pessoais é porque, de alguma forma, tem interesse nos seus serviços ou produtos. Então, produza conteúdos para atraí-los, convertê-los, conquistá-los e fidelizá-los.

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